Vereadores de Muzambinho criticam diretor da Superintendência de Ensino

Publicado em 14/05/2010 e atualizado em 14/05/2010 - legislativo -

Atraso no pagamento dos servidores municipais também mereceu manifestações de repúdio e indignação. Confira os principais destaques da reunião da Câmara de Muzambinho ocorrida no dia 10/05. Entre eles, críticas ao diretor da Superintendência Regional de Ensino, indignação com atraso no pagamento aos servidores municipais, vereador pedindo ajuda de agiota e campanha de prevenção ao câncer de próstata.

DURAS CRÍTICAS AO DIRETOR DA SUPERINTENDÊNCIA DE ENSINO O vereador Márcio Dias de Souza (“Prof. Márcio” - PT) criticou de forma veemente o discurso do diretor da Superintendência Regional de Ensino, Prof. Marco Antônio Bertozi, durante inauguração da nova biblioteca da Escola Salatiel de Almeida. Para ele, houve falta de “tato” por parte do diretor com relação aos seus próprios colegas professores. Principalmente, quando o mesmo disse que hoje não existem mais educadores. O vereador/professor afirmou ter considerado um verdadeiro absurdo a manifestação do diretor.


- O vereador Otávio Sales (“Prof. Otávio” - PPS) foi mais direto ao criticar Bertozi: “Ele é uma pessoa que degradou toda a educação da nossa região. Garanto que todos os professores de Muzambinho e região acham ele um péssimo superintendente. Ele destruiu a delegacia de ensino e consegue ser uma unanimidade na questão de rejeição. Ele continua lá por motivos políticos. O próprio chefe de gabinete da Secretária de Estado da Educação tem uma péssima impressão dele. É uma pessoa que não tem compromisso e irresponsável. Ele foi o pior superintendente da história desta região”.

 

SEMANA DA CULTURA NEGRA - O coordenador do Grupo de Capoeira Muzambaê, José Evandro dos Santos, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre as comemorações e eventos da Semana da Cultura Negra no município. Ele também agradeceu o apoio dos vereadores, Executivo e comércio local. No final, destacou a realização de evento no final de semana com grupos de capoeira de toda a região.

EMATER PRESTOU CONTAS - A equipe do escritório local da Emater prestou contas aos vereadores das atividades e projetos desenvolvidos durante o ano de 2009.

VEREADORES CRITICAM ATRASO NO PAGAMENTO DOS SERVIDORES
- O vereador Márcio Dias de Souza (“Prof. Márcio” - PT) revelou atraso no pagamento dos servidores, acreditando que o mesmo seria feito na terça-feira, 11/05. Para ele, o Executivo esta descumprindo a lei que determina o pagamento até o quinto dia útil. O vereador revelou que esta situação colocou os servidores em dificuldades, ficando em atraso com o pagamento das casas comerciais. Revelou que no mês anterior houve atraso, inclusive, no pagamento do cartão dos servidores. Márcio pediu aos colegas da situação que o Executivo olhe com maior carinho o pagamento dos servidores.
- O presidente Marcos Donizetti da Silva (“Marquinho da Empresa” - PDT) confessou sua tristeza com o atraso no pagamento dos servidores. Principalmente, neste mês devido ao Dia das Mães, pois a grande maioria dos funcionários dependem do salário para presentear as mães ou comemorar a data em casa com suas esposas e mães. Na sua visão, o prefeito deveria ter atrasado o pagamento do novo carro para a administração, evitando a situação difícil para os servidores. O vereador contou que foi procurado por muitas pessoas indignadas com a situação. Fez um apelo para que o salário fosse pago o mais rápido possível. “O dinheiro é tudo ou quase tudo na vida das pessoas. Teve até BO lá dentro da administração. As pessoas ficam nervosas e as coisas não andam bem por lá”, falou. Se declarando bastante chateado, o presidente aconselhou bom senso e diálogo. “Secretário com assessor quase entraram em vias de fato e teve que chamar a polícia e outras pessoas para poder contornar”, revelou. Terminou pedindo mais atenção e que o fato não volte a acontecer.
- O vereador João Batista Poscidônio (PHS) comentou que foi administrador de empresas por 14 anos e nunca atrasou o pagamento dos seus funcionários. “Acho isso uma vergonha, ridículo e um insulto ao trabalhador”, disse. Contou que também foi procurado por servidores dizendo que não visitariam suas mães por falta de dinheiro. O vereador manifestou sua indignação com o fato, deixando seu repúdio à administração e pedindo que a situação não se repita.

VEREADOR ENDIVIDADO CITA ATÉ AGIOTAS
- Durante fala do presidente sobre o atraso no pagamento aos servidores municipais, o vereador Otávio Sales revelou que tem sofrido muito com a falta de dinheiro e andamento de seus projetos. “Quem puder ajudar os meus projetos, estou aceitando porque estou gastando quase todo o meu dinheiro. Estou devendo para metade da cidade. Estou correndo atrás até de agiota e quem souber de algum pode me indicar que estou aceitando. Um agiota é muito bem vindo prá mim”.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
- A vereadora Silene Silvia Cerávolo Campedelli (DEM) revelou que no ano passado a AVMCC - Associação dos Voluntários Muzambinhenses no Combate ao Câncer, realizou campanha de prevenção de câncer em 15 bairros rurais, atendendo a 1.990 mulheres. O número ainda é considerado baixo, pois o município conta com um universo de 6.000 mulheres.
Silene destacou a seriedade do trabalho da AVMCC iniciado em 2002 e que conta com grande credibilidade junto à população. Valorizou a atuação do grupo Amigos dos Voluntários na realização de leilão de gado, arrecadando fundos que possibilitaram a construção da sede dos voluntários.
A vereadora e presidente da AVMCC relatou que levantamento feito identificou o alto índice de câncer de próstata na comunidade muzambinhense. Diante disso, a associação decidiu utilizar recurso financeiro depositado para realizar uma grande campanha de prevenção (exames). Os recursos somam entre 60 e 80 mil reais e seriam aplicados na compra de uma casa em Jaú/SP, onde se localiza o Hospital Amaral Carvalho. Porém, uma casa próxima ao hospital tem custo avaliado entre 180 e 200 mil reais. Hoje, a associação disponibiliza uma casa de apoio, cujo aluguel é pago por Milton Neves e conta com o suporte do casal Deolinda e Antônio Carlos. Assim, a associação decidiu aplicar parte dos recursos na realização de exames de prevenção do câncer de próstata no município. O trabalho já foi iniciado em vários bairros rurais, como Soledade, São Mateus, Cachoeira do Cambuí, Guatapará e Macaúbas. Esta sendo feito o exame de sangue (PSA). Sendo verificada alguma alteração, os pacientes são encaminhados a Jaú para continuidade do diagnóstico. Cada exame (PSA) tem um custo de 16 reais e deve ser feito por homens com idade acima de 40 anos. “Estamos dando uma satisfação à comunidade de Muzambinho, principalmente às pessoas que nos ajudam nos leilões de gado e com doações”, disse a vereadora. Por fim, Silene falou da importância deste trabalho de prevenção.

FESTA DO DOCE DA BARRA BONITA FOI UM GRANDE SUCESSO
- O vereador José Alves Ferreira (“Zé Gibi” - PMDB) destacou o sucesso da Festa de Santa Cruz, mais conhecida como Festa do Doce. Como um dos festeiros, o vereador agradeceu os demais festeiros e todas as pessoas que de alguma foram colaboraram com a realização do evento. Agradeceu a presença do prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, além de lideranças políticas de Juruaia, deputado federal Geraldo Thadeu e todos os populares.
Diversos vereadores parabenizaram o colega Zé Gibi e comunidade da Barra Bonita pelo sucesso do evento. Segundo informações, a festa recebeu um público estimado em 4000 pessoas.

HÉLIO COSTA -
O vereador Dr. Mário Donizete Menezes (“Marinho Menezes” - PMDB) relatou encontro político em Passos na quinta-feira, 13/05, com a presença do Senador e ex-Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Presidente do PMDB de Muzambinho, Marinho destacou a importância do encontro, lembrando que o Senador será homenageado com o título de Cidadania Honorária em Muzambinho no dia 21/05.