Sobre Comunicar para Construir

Publicado em 02/11/2020 - paulo-botelho - Da Redação

Sobre Comunicar para Construir

A maneira correta de comunicar é que faz a diferença na construção de um empreendimento ou organização empresarial. - E o que vem a ser comunicar para empreender? - É uma estratégia que tem por objetivo o emprego de boas práticas a fim de conseguir resultados. De maneira análoga - ou semelhante - é a pedra angular utilizada nas construções antigas e modernas. Essa pedra é a primeira a ser assentada na esquina de uma edificação, a fim de formar um ângulo reto entre as paredes. A partir dela é que são definidas as colocações de outras pedras para alinhar a construção.

A Catedral de Brasília, por exemplo, concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer e calculada pelo engenheiro Joaquim Cardozo, é uma construção magnífica, genial mesmo. Ela faz parte integrante do Patrimônio da Humanidade. Sua estrutura consiste de 16 colunas simétricas de concreto armado representando duas mãos voltadas para o céu, assim como que em um gesto de súplica a Deus.

Nelson Mandela, a meu ver, foi o homem mais completo do Século XX. Ele ensinou que se você, caro leitor, falar a uma pessoa em uma linguagem que ela entenda, a mensagem entra na cabeça dela; e se você falar, em sua própria linguagem, a mensagem entra no coração dela.

Não são as leituras ou vídeos dos incensados "Gurús da Administração" que podem fazer alguma diferença, mas as conversas "cara-a-cara" com os funcionários de um empreendimento qualquer. Eles sempre têm muito a contribuir com ideias, sugestões.

A maioria dos problemas decisivos de uma organização empresarial não se encontram só nos projetos, programas ou sistemas de trabalho, mas na cabeça dos dirigentes. - Eles precisam ser dotados de duas capacidades: Capacidade Técnica e Capacidade Interpessoal. Assim sendo, esses dois vetores de capacitação passam a funcionar em equilíbrio. Porém, a maioria deles sofre de miopia; não conseguem enxergar a essência da responsabilidade em liderar pessoas com eficiência e visibilidade. - Em "O Pequeno Príncipe", o poeta e aviador Saint-Éxupery escreveu que o essencial é invisível aos olhos; e que só é possível ver bem com o coração. - É isso.


Paulo Augusto de Podestá Botelho é Professor e Escritor. Associado-Docente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. E-mail: papbotelho@gmail.com  Site: https//paulobotelhoadm.com.br