Publicado em 19/11/2015 - policia - Da Redação
A delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano é a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Ela vai substituir o Wanderson Gomes da Silva, chefe da PCMG desde janeiro deste ano. Os atos foram publicados no “Minas Gerais”, órgão Oficial do Estado, desta quinta-feira (19).
Por telefone, a reportagem, Wanderson não quis informar o motivo de sua saída. No entanto, ele afirmou que "possivelmente" deverá se aposentar agora. Ele também prepara um relatório sobre os principais trabalhos desempenhados durante sua gestão.
Outros delegados ouvidos pelo jornal, que preferiram não se identificar, afirmaram que a troca de comando foi por uma questão política, dentro do Governo do Estado.
Andrea Vacchiano
Andrea era diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) desde março. A nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais tem 47 anos. É delegada desde 1990, quando assumiu a Delegacia de Mulheres em Juiz de Fora. Foi chefe do 1º Departamento, responsável pela Polícia Civil em Belo Horizonte, e teve várias passagens pelo Detran antes de assumir a direção daquele órgão.
Andrea Vacchiano ocupou cadeira no Conselho Superior da PCMG também como superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) e já foi assessora na Secretaria de Defesa Social. Em 2014, foi uma das coordenadoras operacionais do trabalho da Polícia Civil durante a Copa do Mundo e tem no currículo cursos com as polícias de Nova York (EUA) e de Roma (Itália).
Agradecimento
O ex-chefe da Polícia Civil, delegado Wanderson Gomes da Silva, desejou sucesso a substituta por meio de nota emitida nesta quinta (19).
“Neste momento, agradeço ao governador Fernando Pimentel pela confiança em mim depositada ao delegar a honrosa missão de conduzir a nossa gloriosa Polícia Civil.
Agradeço, imensamente, a todos os policiais civis e servidores administrativos pelo apoio, pela dedicação e pelo trabalho nesses últimos meses. Essas são virtudes que eu já conhecia e que pude constatar de forma ainda mais ampla: mesmo sem as condições ideais de trabalho, os nossos profissionais se desdobram num esforço diário em favor da nossa instituição e da Segurança Pública em Minas Gerais.
Desejo à minha colega, delegada-geral Andrea Vacchiano, muito sucesso no cargo maior da nossa Instituição. Tenho certeza de que ela tem todas as credenciais para exercer a função e tornar realidade os pleitos já históricos de toda a Polícia Civil de Minas Gerais”.
Adjunto
Desde o último dia 6, a Polícia Civil também tem novo chefe-adjunto: o delegado-geral João Otacílio da Silva Neto, que substituiu a Marcos Silva Luciano. O novo adjunto atuou em várias delegacias da capital e do interior e, antes de ser nomeado para o cargo atual, era delegado regional em Ipatinga, no Vale do Aço.
Fonte: O Tempo