Publicado em 29/05/2017 e atualizado em 29/05/2017 - policia - Da Redação
Durante o mês de maio, foi iniciada a Campanha “Maio Amarelo” em todo território nacional como forma de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo e principalmente quanto as escolhas que podem melhorar a segurança do trânsito.
Em Botelhos, para marcar a campanha, foi criada a “Auto Escolinha da PM”, projeto idealizado e executado pelo 2º SGT PM Adalberto José Gonçalves, comandante do Destacamento da cidade.
O projeto desenvolvido entre os dias 16 a 26 de maio, consiste em fomentar o conceito de segurança básica no trânsito em crianças de 06 e 07 anos, devido ao potencial cognitivo delas para novos aprendizados e devido também ao período de formação de carácter, contribuindo assim para que cresçam com os elementos básicos de segurança no trânsito como o uso do cinto de segurança, a ocupação do banco de trás, a proibição do uso de celular e o uso da faixa de pedestres, entre outros itens.
O projeto foi dividido em duas fases, sendo uma com uma parte teórica com palestras, seguida de uma prova escrita lúdica e outra parte prática, com uma prova prática em bug movido a gasolina, onde as crianças foram as motoristas e passageiras em circuito montado na praça central da cidade e na praça do Distrito de Palmeiral. Ao final, as crianças receberam uma habilitação para orientar familiares e amigos quanto a segurança no trânsito.
Também foram disponibilizados os tradicionais painéis fotográficos para os alunos para a famosa “self” com os personagens da PM e com a Viatura da cidade. O projeto contou com a participação de parceiros que disponibilizaram o bugg e a confecção de habilitações.
Todas as crianças do 1º e 2º ano da cidade participaram, totalizando 288 alunos da rede pública. A sociedade botelhense mais uma vez recebeu a atenção de que ela merece da Policia Militar de Minas Gerais na prevenção para uma sociedade mais segura.