Projeto Câmara Mirim será adotado em Carmo do Rio Claro

Publicado em 06/05/2013 - politica - Da Redação

Medida visa formação política e social

O Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Antônio Marcos Esteves (PSDB), que estabelece a criação do “Programa Câmara Mirim”, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que os alunos das escolas do município do 6º ao 9º ano do ensino fundamental com até 15 anos, comecem a participar e entender mais sobre o assunto e, principalmente, formar cidadãos conscientes, que possam ter uma participação importante na sociedade. “Tinha conhecimento deste projeto através de colegas de Barueri e sempre achei a Idéia interessante. Fui buscar mais informações e até fui lá ver como funciona. É impressionante a postura política e principalmente social que os alunos possuem. E o que pretendo com esse projeto em Carmo do Rio Claro é formar cidadãos conscientes e que possam contribuir para a sociedade tanto agora, como no futuro”, disse Antônio Marcos.

O projeto executado na Câmara Municipal de Barueri (SP) foi implantado no ano de 2002 e obtém até hoje grande sucesso.  Algumas cidades mineiras como Belo Horizonte, Ipatinga, Camanducaia e Santa Rita do Sapucaí também trabalham com êxito a Câmara Mirim.

O projeto

Para incentivar desde cedo as crianças e adolescentes a entenderem a importância da política e, principalmente, buscar maior participação na sociedade de forma consciente, o projeto Câmara Mirim funcionará basicamente no mesmo modelo de uma eleição municipal, mudando apenas o tempo de mandato, que será de um ano aos eleitos, com novas siglas partidárias, que não poderão ser iguais as existentes e com certificados para todos que concorrerem, independente do resultado.

Um dos objetivos do projeto é ter ao menos duas classes assistindo às reuniões, fazendo sempre um rodízio de escolas para que todas acompanhem as sessões. Os vereadores mirins também poderão apresentar projetos de lei, requerimentos e fazer indicações. Após as apresentações, essas proposições serão repassadas à mesa diretora.  A princípio, as reuniões acontecerão uma vez por mês, mas as datas ainda serão discutidas e poderão ser alteradas a cada dois meses, por exemplo.

Implantação do projeto

Antônio Marcos reuniu-se com a secretária de educação Claudete Augusta Ricardo Muniz, para acertar a maneira como será feito o processo de seleção dos alunos. A princípio, ficou definido que todas as escolas do município poderão participar do projeto, inclusive as estaduais, particulares e as localizadas na zona rural.

Sobre a implantação do projeto em Carmo do Rio Claro, Claudete disse que a iniciativa é de grande importância para os alunos, porém, será necessário analisá-lo com calma para adaptá-lo conforme a realidade do município como, por exemplo, a participação dos alunos das escolas rurais. “É uma idéia ótima, alunos de 13, 14, 15 anos aprofundando o exercício de cidadania, isso é um ganho imenso para a sociedade. Mas temos que fazer uma análise com tranquilidade do projeto para pontuar as possibilidades de acordo com a demanda do município, pois temos alunos na zona rural e precisamos estudar uma maneira para que eles possam participar das reuniões na cidade”, explicou Claudete.

Neste mês, a secretaria de educação irá reunir-se com diretores e professores de todas as escolas para averiguar quais terão interesse em participar, para depois iniciar o trabalho de incentivo aos alunos para a participação na Câmara Mirim.

A idéia é que os trabalhos da Câmara Mirim se iniciem o mais rápido possível, de preferência até o mês de agosto. Porém, só ocorrerá caso o projeto esteja devidamente ajustado, para que não haja falhas que causem desinteresse nos alunos.

ASCOM