Publicado em 21/05/2013 - politica - Da Redação
Deputados pedem mais segurança nas divisas de Minas
Antônio Carlos Arantes, deputado que fez o pedido para a realização da reunião, afirmou que há uma diminuição da segurança na região. “Se não tomarmos atitudes fortes, vai piorar. Nos distritos e povoados quem comanda hoje não é o poder público, mas a criminalidade”, criticou enquanto mostrava aos presentes recortes dos jornais da região com notícias sobre roubos e assassinatos.
Para Arantes, a insegurança está relacionada à falta de integração entre as polícias dos dois estados. O parlamentar apontou outros fatores que têm contribuído com o aumento da violência, como a falta de equipamentos, estrutura e pessoal, a falta de ação de alguns policiais e a falta de integração entre as polícias Civil e Militar nas ações de combate ao crime.
Deram sua contribuição os representantes das polícias Militar e Civil de Minas Gerais e de São Paulo, além do delegado da Polícia Federal, Daniel Souza Silva, (representando o superintendente regional da Polícia Federal de Belo Horizonte, Sérgio Barboza Menezes). Participaram da reunião o coronel Edilson Ivair Costa, comandante da 18ª RPM (representando o comandante-geral da PMMG, Márcio Martins Sant´Ana); subtenente Paulo Neves de Resende, comandante do pelotão de São Sebastião do Paraíso (representando Sílvio Antônio de Oliveira Melo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros de MG): Bráulio Stivanin Júnior, chefe do 18º departamento da Polícia Civil (representando Cylton Brandão da Matta, chefe da Polícia Civil de MG); major Silvana Helena Souza, comandante interina do 15º BPM de Franca (representando o coronel Benedito Roberto Meira, comandante-geral da PM de São Paulo); Marcus Roberto Piedade, delegado regional de São Sebastião do Paraíso; tenente-coronel Daniel de Souza, comandante da 20ª Cia PM de São Sebastião do Paraíso; tenente-coronel Ronaldo Resende dos Anjos, comandante do 12º BPM de Passos.
O deputado Adilson Rossi, presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa de São Paulo, também defendeu maior integração das polícias mineira e paulista. “Muitas vezes, as pessoas cometem um crime e, estando perto da fronteira, fogem para outro estado. Havendo um esforço concentrado das polícias, poderemos amenizar grande parte desses problemas”, disse. O deputado paulista elogiou a iniciativa de Arantes. “Queria parabenizar ao deputado Antônio Carlos pela audiência. Essa integração entre São Paulo e Minas é fundamental”, afirmou Adilson Rossi.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, deputado João Leite, informou que as assembleias legislativas fazem um esforço para debater questões de interesse nacional. Ele ainda destacou a iniciativa de Arantes em pedir a audiência. “Estamos aqui, em Paraíso, a pedido do deputado Antônio Carlos, sempre preocupado com o aumento da violência na região, sempre se manifestando na tribuna da Assembleia Legislativa sobre o assunto”, disse João Leite.
A audiência contou com mais de 150 participantes vindos de 16 cidades: Nova Resende, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Guaranésia, Guaxupé, São Tomás de Aquino, Jacuí, Claraval, Sacramento, Delfinópolis, Cássia, Capetinga, Arceburgo, São Pedro da União, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso. Prefeitos, vereadores e lideranças da região compareceram ao Teatro Municipal da Prefeitura para discutir os problemas da crescente violência na região.
Por: Ana Karenina / ASCOM