Cassio Soares participa de debate sobre assistência social

Publicado em 28/05/2013 - politica - Da Redação

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), deputado estadual Cássio Soares, participou na segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), de Audiência Pública sobre a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas 2012). A reunião, que colocou em debate a implantação da NOB/Suas 2012, bem como as alterações com relação à norma de 2005, consolidou uma série de cinco debates regionais realizados durante os meses de abril e maio nos municípios de Governador Valadares, Passos, Diamantina, Montes Claros e Ubá.

Cássio Soares enfatizou a importância desses debates como forma de capacitar e promover a reflexão dos gestores envolvidos, para uma melhor utilização dos recursos da Assistência Social, por meio do aperfeiçoamento das ferramentas de planejamento. “É possível qualificar a oferta da assistência social unindo gestão com trabalho técnico. As mudanças no SUAS, em Minas Gerais, decorrentes de vários avanços, principalmente por meio do choque de gestão do governo de Minas, são inegavelmente profundas e perceptíveis. Elas produziram resultados concretos para a sociedade e  permitiu consolidar o Sistema em 100% das cidades mineiras”, destacou.

O presidente da Comissão de Participação Popular, responsável por esta ação, deputado André Quintão, ressaltou a importância do Suas para o combate à desigualdade, destacando-o como uma das principais ferramentas dos programas de transferência de renda.

A subsecretária de Estado de Assistência Social, Maria Juanita Godinho Pimenta, também falou dos desafios do Estado para o acompanhamento aos municípios frente à nova NOB/Suas. Segundo ela, a assistência social no Brasil vive um momento novo, e, por isso, é urgente a profissionalização da gestão, para que os avanços sejam feitos com metas e prioridades, buscando a ampliação da cobertura dos serviços.

De acordo com o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, essa série de audiências é um desdobramento do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, promovido pela Assembleia em 2011.  “O compromisso da Assembleia é fazer uma travessia dos mais necessitados para uma vida melhor”, afirmou.

ASCOM