A reeleição para vereador vai ser difícil

Publicado em 09/03/2016 - politica - Mauricio Romanini

A reeleição para vereador vai ser difícil

Estudo mostra que nas últimas três eleições a maioria dos vereadores não conseguiram se reeleger na região 

A reeleição para o cargo de vereador não é tarefa fácil, principalmente, nas cinco principais cidades do Sul de Minas. Na média, nestas cidades, a renovação da Câmara de Vereadores é de 73%. No Estado de Minas Gerais fica em 53%.

Foi o que constatou a pesquisa: Diagnóstico da Reeleição no Sul de MG, realizada pela MR Consultoria (www.mrconsultoria4.webnode.com), que pesquisou as cidades de: Arceburgo, Guaxupé, Guaranésia, Juruaia e Muzambinho.

Segundo Mauricio Romanini, consultor político, a alta porcentagem de renovação nas Câmaras de Vereadores resulta do descompromisso e despreparo, “a população não vê os vereadores atuando de maneira efetiva em benefício da cidade e o despreparo dos políticos é muito grande”, afirma.

O estudo mostrou que a os vereadores encontram muita dificuldade para se reeleger. A pesquisa analisou as três últimas eleições é confirmou que não e simples conseguir um novo mandato.

“A eleição para vereador é muito difícil devido ao grande número de candidatos, que muitas vezes concorrem no mesmo bairro e dentro do mesmo partido”, pondera Romanini.

Com 15 de experiência em campanhas políticas e 12 livros publicados sobre o assunto, o consultor dá algumas dicas para os vereadores que buscam a reeleição, “é preciso trabalhar o marketing político durante todo o mandato, que, aliás, é tarefa para especialista no assunto; não descuidar da sua base eleitoral e, acima de tudo, mostrar resultados”, afirma.

A cada quatro anos muitas pessoas se aventuram no mundo da política e se lançam candidatos, a maioria fica pelo caminho. “Este ano, principalmente os novatos, terão que vencer o descredito da população com a classe política, que é enorme. Já os que concorrem a reeleição terão sua competência colocada à prova”, diz Romanini.

Mauricio Romanini / professor do Unifeg e Consultor Político