Anastasia conhece o mais moderno estádio de futebol da Itália

Publicado em 05/03/2012 - politica - SEGOV - Assessoria de Imprensa do Governador MG

A exemplo da arena da Juventus, reformas do Mineirão e do Independência seguem novo conceito de manter torcedores mais próximos do gramado

O governador Antonio Anastasia visitou, em seu primeiro dia na Itália, no domingo (4/03), o novo estádio de futebol do time italiano Juventus, que fica em Turim. Considerado o mais moderno da Europa, o estádio, inaugurado em setembro de 2011, tem capacidade para 41 mil torcedores, além de 4 mil vagas de estacionamento, 8 restaurantes, 20 bares, museu, além de um centro comercial. O governador foi recebido no estádio pelo presidente da Juventus, Andrea Agnelli e pelo diretor do estádio, Francesco Gianello. Anastasia convidou a seleção do time italiano a se hospedar em Belo Horizonte oportunamente e também a jogar no Mineirão, após sua reinauguração.
“Foi com grande prazer que visitamos o novo estádio da Juventus. Um estádio moderníssimo, voltado para dar a qualidade ao jogo para os torcedores. Era o antigo estádio público, foi restaurado, reformado completamente, e se transformou em um estádio privado, sob a administração do próprio Juventus, que é o time mais popular da Itália. Fomos recebidos pelo presidente, senhor Andrea Agnelli, da família Agnelli, que são os fundadores e proprietários do clube. Também fizemos a ele o convite para que a Juventus vá a Minas e jogue no Mineirão após sua reinauguração. Agnelli disse que vai analisar com muito carinho, tendo em vista a grande ligação entre Piemonte, Turim e Minas Gerais, especialmente em razão da Fiat”, disse o governador.

Proximidade
Uma das novidades apresentadas do novo estádio da Juventus é a proximidade do público com o gramado. As primeiras cadeiras estão a apenas 7,5 metros da linha lateral. Segundo Antonio Anastasia, as obras de reforma do Mineirão e do Independência, em Belo Horizonte, seguem o novo conceito de arenas como a da Juventus, que mantêm os torcedores mais próximos do gramado.
“Fica registrado que a reforma do Mineirão e do Independência se enquadram bem neste novo conceito, do torcedor mais próximo do gramado. Atendem a uma atenção especial exatamente a esse acesso para que os torcedores participem de modo mais ativo dos jogos”, explicou Anastasia.
O novo estádio da “Velha Senhora” custou 120 milhões de euros (cerca de R$ 276 milhões). O baixo custo foi possível devido à utilização de seis mil toneladas de material reciclado do estádio anterior. A nova arena foi construída no mesmo terreno do antigo Estádio Delle Alpi e, em breve, abrigará a sede da própria Juventus.
Em um gesto de cordialidade, o governador presenteou Agnelli com as camisas oficiais dos principais times mineiros, América, Atlético e Cruzeiro. Ele recebeu uma camisa da Juventus, com seu nome estampado e com os autográfos de todos os jogadores do time.
Também acompanharam o governador na visita ao estádio o presidente da Case New Holland para América Latina, Valentino Rizzioli, os secretários de Estado Bráulio Braz (Esportes e da Juventude), Dorothéa Werneck (Desenvolvimento Econômico), Agostinho Patrus Filho (Turismo) e Gil Pereira (Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas), do presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, além de empresários mineiros da delegação organizada pela Câmara Italiana.