
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o deputado estadual, Carlos Mosconi, ambos PSDB, serão homenageados em São Lourenço, com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral, neste domingo, 20 de março. Na cerimônia, marcada para as 10h, serão agraciados também autoridades religiosas, do Poder Judiciário, políticos, empresários, artistas e profissionais, que se destacaram em 2010 nas respectivas atividades.
Os senadores Aécio Neves e Itamar Franco também são aguardados à cerimônia. A comenda Ambiental segue o padrão das tradicionais condecorações como a Medalha JK e da Inconfidência, outorgadas pelas cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, respectivamente.
Confirmaram presença o arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB, D. Geraldo Lyrio Rocha, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o deputado federal, Eduardo Azeredo, o ator Marcos Frota, o estilista Ronaldo Fraga, o deputado, Sarney Filho, o ex-ministro da Cultura, Aloísio Pimenta, o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), José Milton de Carvalho Rocha, o presidente da Nestlé, Edson Ebizawa, o juiz do TJMMG, James Ferreira, o presidente do TJMG, desembargador, Claudio Costa, e o procurador-geral de Justiça, Alceu José Torres Marques.

Durante a estada em São Lourenço, Anastasia assinará diversos atos oficiais alusivos a Semana da Água. Os prefeitos da região entregarão documento ao governador, solicitando auxílio para implantação de ações preventivas contra enchentes e a drenagem do Rio Verde.
A condecoração acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (em 22 de março). A Comenda Ambiental foi criada em 2010 e o objetivo é homenagear cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros, que se destacaram em ações em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo e à preservação ecológica e ambiental.