Arantes debate expansão da UEMG em audiência pública

Publicado em 14/06/2013 - politica - Da Redação

Deputado defende estadualização da FESP de Passos e sua extensão para Paraíso

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes participou, nesta semana no Teatro da ALMG, de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia. Diante de um auditório lotado de estudantes, professores e diretores de instituições de ensino superior, os deputados presentes e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, discutiram o Projeto de Lei 3.948/2013, do governador Antonio Anastasia, que trata da expansão da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para seis municípios mineiros.

De acordo com o PL que tramita na Assembleia Legislativa, as seis fundações educacionais de ensino superior que serão absorvidas pela UEMG estão nos municípios de Passos, Campanha, Divinópolis, Diamantina, Carangola e Ituiutaba. “O objetivo é garantir ensino superior gratuito e de qualidade para os estudantes do interior de Minas. O governador Anastasia está de parabéns pela ousadia do projeto e o secretário Narcio Rodrigues merece todo apoio na execução de um projeto desse porte”, afirmou Arantes.

Um dos apoiadores do processo de estadualização da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), Antônio Carlos tem batalhado pela extensão da universidade para o município de São Sebastião do Paraíso. “Já temos o compromisso do secretário Narcio Rodrigues de que Paraíso terá um braço da UEMG com cursos em diversas áreas. A nossa região precisa desse investimento”, defendeu o parlamentar que tem falado, em diversas ocasiões, tanto com o governador quanto com o secretário, a respeito do assunto.

Segundo ele, a demanda por ensino superior gratuito e de qualidade em Paraíso é muito grande. “Os estudantes acabam se mudando para outras cidades no intuito de completar os estudos ou muitos têm que viajar diariamente para estudar fora de Paraíso correndo risco nas estradas. Temos batalhado por essa conquista, pois sabemos que um braço da FESP em Paraíso é de extrema necessidade e importância”, afirmou Arantes. O deputado agradeceu o apoio do secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, deputado federal Carlos Melles, que também tem se empenhado, junto ao Governo de Minas, por essa demanda.

O secretário Narcio Rodrigues destacou o papel ativo do deputado nesse processo e agradeceu o apoio de Antônio Carlos. “O deputado Arantes sempre esteve junto da secretaria cobrando agilidade nesse processo de estadualização da FESP e sua extensão até Paraíso. Agradeço por esse apoio”, disse o secretário.

Preocupado com alunos inadimplentes, Arantes propõe mudanças no projeto

De acordo com a proposta do deputado, os estudantes regularmente matriculados nas fundações associadas com problemas de inadimplência serão automaticamente transferidos para a UEMG na data da publicação do decreto que declarar absorvida a entidade. “A nossa ideia é dar plena segurança aos alunos para que, durante o processo de absorção das fundações associadas, aqueles que tiverem alguma pendência financeira não sejam impedidos de se transferir”, explicou Arantes.

O projeto original do Governo prevê que os alunos inadimplentes não serão absorvidos. Já a proposta de Antônio Carlos, determina que, os alunos que não estiverem em dia com suas obrigações financeiras e apresentarem uma forma de quitação ou planejamento para plena adimplência, terão sua transferência garantida. A justificativa é que, com o ensino gratuito oferecido pela UEMG, os inadimplentes terão mais possibilidades de quitar seu débito junto às fundações onde estudavam.

“Sabemos que o ensino superior gratuito é uma necessidade e que muitos alunos estão inadimplentes porque não têm condições de pagar. Essa garantia de transferência é muito importante, pois os inadimplentes são os que mais precisam de um ensino gratuito e de qualidade”, defendeu o parlamentar. Com a absorção, os 8,4 mil estudantes dessas instituições deixarão de pagar uma mensalidade média de R$ 700, uma vez que a UEMG é gratuita.

matéria: Ana Karenina