Arantes faz palestra em encontro de técnicos agrícolas

Publicado em 14/11/2012 - politica - Da Redação

Evento reuniu 230 pessoas em Machado

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) marcou presença na abertura solene do V Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, no sábado (10/11), no município de Machado. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Sintamig) e contou com a participação de cerca de 130 profissionais da área, estudantes, representantes do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULMINAS), da Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Arantes agradeceu o convite para participar do evento feito pelo presidente do Sintamig, Carlos Roberto Alves. “O Carlos é um parceiro que trabalha firme pelos técnicos agrícolas. Poder participar desse encontro foi muito gratificante para mim. Só tenho a agradecer”, disse o parlamentar.

Segundo o presidente do Sintamig, o encontro foi um momento para levar as informações sobre a legislação e normas de regulamentação da profissão para os técnicos agrícolas, além de debater a grade curricular desses profissionais. “Nossas expectativas foram plenamente atendidas. Foi muito enriquecedor”, comemorou Carlos Roberto Alves.

Antônio Carlos proferiu a palestra “Novas Perspectivas do Setor Agropecuário para os Técnicos Agrícolas” e abordou temas sobre o mercado de trabalho que se abre para esses profissionais que trabalham tão próximos ao produtor rural e prestam serviço tão relevante para o desenvolvimento do setor agropecuário.

“A palestra do deputado Arantes interessou muito ao nosso público, pois, além de apresentar informações sobre o seu mandato, seus projetos e atuação como presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa, ele trouxe informações importantes para os profissionais da área”, avaliou o presidente do Sintamig.

Em sua fala, Carlos Roberto falou de recente conquista junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Graças à uma audiência entre os diretores do Sintamig, deputados da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, da qual Arantes é o presidente, e o secretário de Meio Ambiente, Adriano Magalhães, os técnicos agrícolas obtiveram mais uma importante conquista”, lembrou.

O resultado dessa audiência foi a publicação, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), da nova portaria no 20, de 6 de janeiro deste ano, que permite legalmente que técnicos agrícolas façam a elaboração de laudo técnico-ambiental para fins de regularização de reserva legal.

De acordo com a portaria antiga, só poderiam realizar essa atividade engenheiros florestais, agrônomos e agrícolas, biólogos, geógrafos, entre outros. A expressão “entre outros” dava ambiguidade ao texto, o que acabava por excluir os técnicos agrícolas. Na nova portaria, o técnicos agrícolas são os primeiros profissionais a serem citados no texto.

“Estou certo de que o amparo legal para trabalharem em prol do homem do campo será de grande valia. Coloco-me à disposição para novas demandas que se façam necessárias. Confiamos no trabalho em parceria”, concluiu Arantes.

Matéria: Ana Karenina