Arantes vai ao lançamento da SuperAgro

Publicado em 23/04/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Antônio Carlos (PSC) participou do evento de lançamento da SuperAgro Minas 2012, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), na quinta-feira (19/04), com as presenças do vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, e do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, do diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto e de outras autoridades e lideranças do setor público e da iniciativa privada, com atuação no agronegócio. O presidente da Fameg, Roberto Simões, disse que a SuperAgro está sendo vista com otimismo. “Os promotores da feira estão otimistas para a edição 2012 e esperam bons negócios, após o recorde alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB) agrícola mineiro em 2011, de R$ 118 bilhões”, disse Simões. A este desempenho, se alia a tendência de crescimento do agronegócio mineiro, já registrada neste início de ano.
Arantes tem a mesma expectativa positiva em relação ao volume de negócios e aos bons resultados da SuperAgro. “A cada ano o agronegócio mineiro ganha mais espaço na balança comercial”, destacou o parlamentar lembrando que este ano, o Estado teve uma produção recorde de grãos, com um volume esperado de 11,9 milhões de toneladas, 11,4% superior ao da safra 2011. “O Governo de Minas e a Faemg por mais uma edição da SuperAgro”, parabenizou Antônio Carlos.
A oitava edição da Superagro será realizada entre os dias 03 e 10 de junho, no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas. Compõem a feira, entre outros, a 52ª Exposição Estadual Agropecuária, a 20ª Expocachaça, a 3ª Expovet e a Vila da Agricultura Familiar. “É esse o segredo da Superagro. A cada edição diversas novidades para o público e para os produtores. Em 2011, a Superagro recebeu cerca de 70 mil pessoas, e somou negócios com os leilões em R$ 5,8 milhões.

Parque da Gameleira
Durante o lançamento da Superagro, o vice-governador disse que o Parque de Exposições continuará a funcionar em sua sede original, no bairro Gameleira, em Belo Horizonte. Segundo ele, o Governo de Minas atendeu à solicitação dos produtores rurais e estuda alternativas para não transferir o  Parque da Gameleira para outro lugar, mantendo as principais exposições agropecuárias no local.  “Esta é uma discussão que se arrasta há anos. O Estado está buscando soluções, já que as atividades no Parque aumentam a cada ano”, disse.  Alberto Pinto Coelho.
O vice-governador garantiu que ouvirá as associações do Parque para agregar o lugar ao Expominas, transformando o Parque em um Centro de Convenções completo, para fomentar o turismo de negócios. “Essa dicotomia de separar o Expominas do Parque da Gameleira caiu por terra e estamos estudando uma solução para integrar os dois espaços”, prometeu o vice-governador, que informou já ter sido aberta a consulta pública para coletar sugestões a essas mudanças. A idéia é construir no Parque, por meio de uma parceria público privada, um complexo multiuso, mantendo o espaço para as exposições agropecuárias. “Para isso, é fundamental a participação da iniciativa privada”, enfatizou.