Arantes pleiteia computadores mais baratos para municípios

Publicado em 11/10/2011 e atualizado em 11/10/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

Netbooks poderão ser financiados com custo unitário de R$ 344,18

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) se reuniu em BH, na segunda-feira, 10, com o superintendente regional de Negócios, Varejo e Governo Minas Gerais do Banco do Brasil, Marcos Frade e com seu assessor Guilherme Viana Pereira para conhecer melhor o programa “Um computador por aluno”, conhecido como Prouca, para, melhor divulgar aos municípios a trabalharem a proposta em suas cidades. O Prouca consiste na aquisição por meio de financiamento a juros muito baixos (4% ao ano) de computadores de pequeno porte (netbooks) a um preço de R$ 344,18 para uso educacional e com conteúdo pedagógico específico. Os beneficiados seriam os estudantes de escolas municipais de várias faixas etárias. Segundo Frade, o programa objetiva a inclusão digital nas escolas públicas pertencentes ao município. O superintendente exemplificou: “Em cidades que houver, por exemplo, até 10 mil estudantes matriculados, a quantidade de netbooks chega a 50% dos alunos. Em municípios com mais de 100 mil alunos cadastrados, os computadores chegam a 20% do alunado”.
Arantes gostou bastante do programa, mas foi alertado de que as prefeituras precisam se apressar para participar no Prouca, caso haja interesse, por motivos eleitorais no próximo ano e pelo prazo pequeno para o fim do pregão (modelo de licitação) que encerra em dezembro deste ano, mas que deve ser renovado. “É preciso que haja uma aprovação do município por meio de uma lei na Câmara para o município financiar os netbooks”, explicou ainda Frade
Antônio Carlos disse que programas como este surtem efeito cascata positivo e imediato na cidade. “São alunos, inclusive, de classes mais simples com computador, é a conquista da autoestima de famílias ao verem seus filhos com acesso ao ensino digital, são as cidades que ganham por investir na Educação a um custo tão interessante, enfim, todos ganham”. O parlamentar tem divulgado para algumas prefeituras sobre o programa e a necessidade de aderi-lo de maneira emergencial.