Arrecadação fiscal é tema de encontro da AMM

Publicado em 14/04/2015 e atualizado em 14/04/2015 - politica - Da Redação

Arrecadação fiscal é tema de encontro da AMM

Frente a um cenário de dificuldades que indica estagnação econômica e ajustes fiscais insuficientes para a manutenção municipal, a Associação Mineira de Municípios (AMM) realiza, na segunda e terça-feira (13 e 14/04), o III Seminário de Gestão e Arrecadação Municipal. O objetivo é contribuir para o encaminhamento de soluções para um melhor desempenho das administrações tributárias municipais. Analistas, juristas, fiscais, gestores públicos e vereadores participam do seminário com a missão de identificar, avaliar, documentar e difundir as melhores práticas de gestão tributária.
Durante a solenidade de abertura, o presidente da AMM e prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, enfatizou o momento econômico e político complexo enfrentado pelos municípios. â??O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste primeiro trimestre foi menor do que o de 2014. Somos cobrados para apresentar mais eficiência, competência e equilíbrio financeiro dentro de um cenário em desequilíbrio. O Seminário busca azeitar a nossa capacidade de criação para viabilizar cada vez mais projetos nos municípios, onde as demandas da população precisam ser atendidasâ?.
Modernização da administração tributária
Na ocasião, o presidente da AMM e o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF) em Minas, Marx Soares, assinaram um termo de cooperação técnica entre as duas entidades. O objetivo é desenvolver ações conjuntas para apoio na divulgação e elaboração de projetos de acesso ao Programa de Modernização de Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT).
â??Queremos ajudar os municípios a ampliarem receitas e a parceria com a AMM para divulgar o PMAT vai contribuir para as prefeituras enfrentarem melhor as dificuldades e também valorizarem a boa gestãoâ?, explicou Marx Santos.
O PMAT é um programa do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) destinado a apoiar projetos de investimentos voltados à melhoria da eficiência, qualidade e transparência da gestão pública, visando a modernização da administração tributária e qualificação do gasto público nos municípios.
Escritório de Projetos
Também durante o evento, a superintendente-geral da AMM, Cristina Márcia Mendonça, e o consultor da PWC, Bruno Maciel, lançaram o Escritório de Projetos da AMM, criado para fomentar o desenvolvimento local e oferecer conhecimentos técnicos para auxiliar na captação e elaboração de projetos. â??Hoje vamos receber as manifestações de interesses dos gestores presentes e depois vamos fazer contato por meio das microrregionais, que terão papel essencial neste processoâ?, comentou Cristina.
Segundo o consultor da PWC, além da elaboração das propostas, o Escritório dará auxílio no controle e prestação de contas, permitindo assim a continuidade dos projetos. â??Queremos acelerar e dar apoio no enfrentamento das dificuldades em conseguir um investimento com os bancos de fomentoâ?.
Além do presidente da AMM, participaram da cerimônia o secretário Municipal Adjunto de Arrecadação da Prefeitura de Belo Horizonte, Gilberto Silva Ramos, o assessor Institucional da Defensoria Pública, Gério Patrocínio Soares, e a consultora do departamento de Contabilidade da AMM, Analice Horta.
O evento acontece em Belo Horizonte e tem programação até terça-feira (14/04). Temas como a gestão do Simples, base de cálculo do ITBI, IPTU e modernização dos instrumentos de arrecadação serão debatidos.

Fonte: Portal AMM (Associação Mineira dos Municípios)