Publicado em 30/01/2015 - politica - Redação
Os representantes dos cinco partidos se reuniram na quinta (29) no restaurante Vecchio Sogno, que fica embaixo da Assembleia, para acertar os ponteiros e mitigar a força da bancada governista e do bloco independente, que tende a apoiar os atos do governador do Estado, Fernando Pimentel (PT).
O deputado João Vitor Xavier (PSDB) disse que o PT não conseguiu fazer o que queria: isolar o PSDB. “Conseguimos fortalecer nosso bloco e vamos fazer uma oposição forte. Também vamos pleitear espaços importantes em comissões e ter espaços na Mesa Diretora. Não ficamos isolados como queriam”, ressaltou o tucano.
Os deputados de PP e PDT afirmam que o espaço no grupo oposicionista confirma o caminho de coerência com os governos anteriores, quando, por 12 anos, as siglas apoiaram as gestões tucanas. “Tivemos espaço nas administrações anteriores e participamos das ações de governo. Não poderíamos fazer diferente”, explicou Gil Pereira (PP).
Já Sargento Rodrigues (PDT) garantiu que a oposição será vigilante e responsável. “Não nos sentiríamos à vontade em fazer parte da situação. Mas vamos acompanhar o novo governo com responsabilidade e compromisso”, garantiu o parlamentar.
Eleição. Apesar de ser da base do governo, o candidato único à presidência da Assembleia, Adalclever Lopes, tem o apoio da oposição e apareceu no fim da reunião de opositores para pedir votos ao novo bloco.
“Ele está preparado para ser presidente. Ele também teve uma atitude muito bonita que foi pedir que a oposição indique um nome para ser o presidente da Comissão de Ética para termos equilíbrio de forças na Casa”, explicou João Vitor Xavier. A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa acontece no próximo domingo.
Briga por projetos faz estagiário passar até cinco horas na fila
Estagiários que trabalham nos gabinetes da Assembleia estão ficando até cinco horas por dia, numa mesma fila, para reapresentar projetos de lei que perderam a validade com o fim da legislatura. Os deputados que deixarão a Casa podem ter seus projetos protocolados pelos que permaneceram ou pelos novatos.
A rotina dos estagiários têm sido cansativa. Todos os dias, eles ficam de prontidão para segurar lugar na fila de protocolo de projetos.
Apesar dos avanços da internet, pelas regras da Casa, o protocolo deve ser feito de forma presencial. Além disso, os parlamentares têm interesse em assumir a autoria das matérias que eram de colegas. Nesta quinta à tarde, seis jovens estavam enfileirados no local. “Antes, não podíamos nem ir ao banheiro”, disse um deles.
Gabinetes são sorteados
A Assembleia de Minas sorteou nesta quinta 26 gabinetes para os novos parlamentares que assumem o mandato a partir de domingo. Até o fechamento desta edição, o sorteio já tinha acabado, mas os parlamentares estavam na fase de negociação.
Isso significa que após saberem onde ficariam, os deputados abriram diálogo para barganhar a troca de seus novos “escritórios”.
fonte: GUILHERME REIS - Jornal O TEMPO