Publicado em 15/08/2013 - politica - Da Redação
Em um ato histórico, Minas Gerais entregou no Congresso Nacional 619.986 assinaturas da campanha Assine + Saúde. A mobilização, comandada pelos presidentes da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), prevê 10% do orçamento da União para o setor. O evento reuniu em Brasília várias autoridades na quarta-feira (14/8).
Mosconi comemora o sucesso da campanha e o empenho dos mineiros. “Minas Gerais foi o ente federativo que mais contribuiu para mostrar que o país precisa de mais qualidade nos serviços de saúde pública. Os estados e os municípios gastam mais que o regulamentado. Agora é a hora da União fazer a sua parte”, disse.
Com as assinaturas dos mineiros e as arrecadadas por entidades sociais, o movimento ultrapassou dois milhões de assinaturas. O necessário para dar entrada no Congresso para a criação de um projeto de iniciativa popular era de 1,5 milhão.
Dinis Pinheiro afirmou que o povo mineiro deu um show de força e cidadania. “Sabemos que a saúde no país não está bem. É o setor de maior reclamação e com necessidade urgente de mudança. Os mineiros, reconhecendo isso, assinaram os formulários que foram distribuídos em todos os cantos do estado. E esse esforço é materializado nesse montante de caixas”, comemorou.
Entrega – As assinaturas foram entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Sensibilizado com a causa, Alves reconheceu que a União não pode “fechar os olhos” para a dura realidade da saúde brasileira. “Com dois milhões de assinaturas para a melhoria do atendimento médico público, o governo federal precisa reconhecer o seu papel e investir os 10% no setor”. Esse investimento representaria cerca de R$ 40 bilhões a mais na área.
As autoridades também foram recebidas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo senador Aécio Neves, que aplaudiram e defenderam a mobilização. O presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara, deputado Lincoln Portela, também comemorou o número de assinaturas mineiras.
Presenças – Além de Minas Gerais, o presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado pastor José de Arimatéia, entregou mais 100 mil assinaturas recolhidas em seu estado.
Entre deputados estaduais mineiros e diversos federais, também participaram do evento o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Toninho Andrada; e o vice-presidente da Associação Médica de Minas Gerais, dr. Gabriel de Almeida.
Fonte: ASCOM / Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB) - Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte