Assusete Magalhães assume vaga de ministra no STJ

Publicado em 22/08/2012 - politica - Da Redação

Secretário Carlos Melles prestigia posse e transmite cumprimentos de Minas à nova ministra, que apoiou a implantação das varas federais em Passos e Paraíso

Tomou posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na terça-feira (21) a ministra Assusete Magalhães, a sétima mulher a integrar a corte. Ela foi indicada no final de maio pela presidenta Dilma Rousseff, e entrou na vaga destinada à Justiça Federal após aposentadoria antecipada do ministro Aldir Passarinho Junior. O secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas, deputado Carlos Melles, prestigiou a posse e transmitiu os cumprimentos do povo sulmineiro à nova ministra, que teve papel importante na implantação das varas federais em São Sebastião do Paraíso e Passos. A posse foi breve, sem discursos, e mobilizou integrantes do Executivo, como os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).
A cerimônia também foi prestigiada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, e os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, assim como os ministros aposentados Sepúlveda Pertence e Ellen Gracie.
A ministra tem 62 anos e pode atuar no tribunal por sete anos até se aposentar compulsoriamente. Antes de chegar ao STJ, Assusete atuava no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) há quase 20 anos. É juíza federal desde 1984, aprovada em concurso em Minas Gerais. “Foi uma alegria cumprimentar a doutora Assusete nesse momento especial de sua vida profissional, é uma mineira que nos orgulha muito e que tem uma trajetória brilhante”, pontou Carlos Melles.
Após a posse a ministra agradeceu a presença do deputado, recordando parceria do parlamentar com o Judiciário, sobretudo no apoio à interiorização do Judiciário Federal, quando Melles atuou decisivamente para a implantação das subseções da Justiça Federal em São Sebastião do Paraíso e Passos.

Assessoria de Comunicação / Carlos Melles