Publicado em 27/09/2013 e atualizado em 27/09/2013 - politica - Da Redação
O secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares e a presidente da Adesc – Associação de Desenvolvimento Cultural Regional, Isabella Vieira estiveram reunidos na terça-feira, 24 de setembro, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, com a secretária de Estado da Cultura, Eliane Parreiras, para apresentar o trabalho desenvolvido pela associação em Passos e região, além de discutirem mecanismos de incentivo e apoio às atividades culturais da Adesc e de outras instituições culturais.
Cássio Soares ressaltou o trabalho da Adesc com atividades culturais desenvolvidas na região e que, segundo o deputado, contribuem para formação e o desenvolvimento sociocultural dos cidadãos. “A Isabella relatou de forma minuciosa todo o trabalho da Associação, ações que foram reverenciadas pela secretária. Projetos culturais como os que são desenvolvidos pela Adesc merecem atenção especial”, comentou.
Para Isabella, o apoio do secretário Cássio Soares tem sido de grande relevância para a instituição. “O empenho e o compromisso do deputado nos dá visibilidade e, neste caso a oportunidade de mostrar nosso trabalho diretamente à secretária de cultura, que foi bem solícita às nossas propostas”, afirmou.
Trajetória de sucesso
A breve história da Adesc já rendeu bons resultados. Fundada em 2011, a Associação conseguiu, logo no primeiro ano de fundação, desenvolver o projeto “Nos passos da cultura” com apoio do Governo de Minas, através do FEC (Fundo Estadual de Cultura). De acordo com a presidente, uma segunda edição deste projeto já foi enviada novamente ao fundo e aguarda a publicação do resultado.
Pela Trupe Ventania, grupo teatral filiado à Adesc, a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, baseado na obra do escritor Jorge Amado, recebeu seis premiações no 13º Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete, inclusive de melhor espetáculo. De 5 a 13 de outubro, a Adesc vai promover o 1º Festival da Criança no Tetro. Segundo Isabella, serão seis apresentações de três peças infantis: A premiada “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”; “Quem roubou o branco do mundo”, do dramaturgo Luciano Luppi e “Rosinha, a Galinha Pintadinha”, uma adaptação com cantigas infantis.
As apresentações acontecem sempre às 20horas, no Teatro Rotary e metade da renda com a venda de ingressos será revertida ao Hospital do Câncer de Passos. “A gente sabe que nesta semana todos os olhos estarão voltados para a criança, por isso elaboramos esta programação infantil, que atraí muitos adultos também”, finalizou Isabella.
fonte: ASCOM