“A criminalidade já passou dos níveis de tolerância há muito tempo e já está atingindo nossas famílias”, Cássio Soares
Será realizada na tarde da quarta-feira, 16 de maio, uma audiência em Belo Horizonte para definir ações que serão tomadas para diminuir os índices de criminalidade em Passos. A reunião, agendada a pedido do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares, será com o Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e os principais responsáveis pela segurança pública do município.
“A idéia é ajustar as ações entre todos os poderes e tentar tirar das ruas os criminosos que estão tirando nosso sossego. A criminalidade já passou dos níveis de tolerância há muito tempo e já está atingindo nossas famílias e pessoas de bem, como aconteceu no último latrocínio”, garante Cássio Soares
Participarão das discussões o delegado regional de Passos, Carlos Alves Francisco; o comandante do batalhão, Tenente Coronel Ronaldo Resende; o comandante da 18ª Região de Polícia Militar, em Poços de Caldas (o qual Passos responde), Coronel Edílson Ivair Costa; o Promotor da Infância e Juventude, Éder Capute e a Juíza das Varas Criminal e da Infância e da Juventude, Flávia Silva da Penha. “Estamos trabalhamos muito, mas precisamos ter o resultado eficiente que todos esperam. Eu, mais do que qualquer outro cidadão de Passos, espero que possamos resolver definitivamente o problema da criminalidade do município”.
Segundo Cássio, mesmo com tantos investimentos para a segurança pública, a criminalidade ainda está crescente. “Então tem alguma coisa de errado, que não é a capacidade de investimentos. Quem sabe não temos processos parados de criminosos que precisavam estar fora das ruas. Nessa reunião vamos apurar, trabalhar e organizar as ações de todos esses órgãos”, garante o deputado.
Impunidade
O principal fator que traz a evolução dos crimes no município, conforme afirma o deputado Cássio Soares, é a impunidade. “Como podemos conviver com um menor que tira a vida de uma pessoa hoje e depois de preso, dias depois está solto de novo nas ruas? O nosso objetivo é tirarmos de circulação esses jovens criminosos que estão atormentando a paz em nossa cidade”, explica. “Consegui o compromisso do secretário de Defesa para solucionar a questão das vagas e agora espero dos outros atores responsáveis a devida contribuição para solucionar, de vez, este grave problema”, completa.
De acordo com Cássio Soares, segurança pública é um sistema. Quando um desses órgãos deixa de trabalhar em consonância com os outros, coloca a perder todo o trabalho já realizado. “E é isso que estamos percebendo acontecer em Passos. É muito estranho termos tido tantos investimentos na área de segurança pública e termos um crescimento acentuado na evolução dos crimes”, avalia o secretário, ressaltando que a criminalidade já passou dos níveis de tolerância há muito tempo. “Vamos tirar das ruas aqueles criminosos que estão tirando a paz de Passos”, finaliza.