Audiência Pública sobre o aumento da gasolina na primeira semana de Junho

Publicado em 28/05/2018 - politica - Da Redação

Audiência Pública sobre o aumento da gasolina na primeira semana de Junho

Os problemas causados pela atual política de preço da Petrobras, adotada pelo Governo Temer, será tema da audiência pública, convocada pelo deputado Rogério Correia, do PT, a ser realizada em 6 de junho de 2018, às 15h30, na Assembleia Legislativa. 

Leia abaixo a justificativa do deputado para a audiência:

A nova política de preços da Petrobras, a partir da posse de Michel Temer na presidência da República e principalmente a partir de outubro de 2016, tem provocado reajustes constantes nos preços dos combustíveis. Nas últimas semanas, esses aumentos têm sido praticamente diários, atingindo o diesel, a gasolina e o álcool.

São produtos-base da economia nacional, afetando praticamente toda a cadeia produtiva e de consumo. Daí terem efeito capital sobre a inflação. Para detê-la, o governo eleva a taxa básica de juros (Selic), aumentando assim o custo do dinheiro e incentivando o crescimento do desemprego e da recessão.

É uma política, portanto, que necessita ser reavaliada, sob pena de um caos social no país já devastado pelas últimas taxas de pessoas sem ocupação. A audiência que solicitamos insere-se nesse contexto, o da primordialidade de buscar alternativas. É preciso que um preço tão importante, como é o dos combustíveis, tenha o controle da Nação, como um todo, e não apenas de uma fração dela, a do mercado. Menos ainda se esse controle é feito pelo mercado internacional, alheio aos interesses do país.

Outro aspecto que merece atenção é que a nova política favorece a importação a preços melhores por concorrentes da Petrobras. Como alerta a Associação de Engenheiros da Petrobras, a estatal perdeu mercado e a a ociosidade de suas refinarias chegou a um quarto da capacidade instalada. A importação de diesel dos EUA por 3,6, superando 80% do total importado pelo Brasil.

Uma demonstração da gravidade da situação é a greve dos petroleiros, que já está sendo preparada e, no caso da Refinaria Gabriel Passos, em Betim, já é realidade. A paralisação não se dá por melhores salários nem por benefícios, mas pela alteração da política atual da Petrobras, que encarece o gás de cozinha, a gasolina ou o diesel. Uma política que afeta, portanto, a vida real da população.


Audiência pública sobre a política de preços e produção da Petrobras na economia e na sociedade mineira – Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social
Dia: 06/06/2018
Hora: 15h30
Local: ALMG


Assessoria de Imprensa Deputado Rogério Correia