BDMG cria linha de crédito para cidades afetadas pelas chuvas

Publicado em 22/01/2016 - politica - Da Redação

BDMG cria linha de crédito para cidades afetadas pelas chuvas

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Marco Crocco, anunciou na manhã desta sexta-feira (22) que o banco irá lançar uma linha de financiamento para ajudar municípios afetados pelas chuvas no Estado.

"Para conseguir o empréstimo, as cidades terão que ter decretado estado de calamidade e isso ter sido reconhecido pela Defesa Civil do estado", explicou Crocco. Ainda não há um montante de recursos definido para essa ação, que será voltada para a recuperação das empresas dos municípios.
"Ainda estamos em negociação com o BNDES. E ainda não há nenhum município com estado de calamidade pública reconhecida pelo estado. Então estamos agindo preventivamente" afirmou Crocco.
No boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) nesta sexta-feira, duas cidades já haviam decretado estado de calamidade, sendo elas Ferros, na região Central, e Inconfidentes, no Sul do Estado.
Além destes municípios, outros quatro decretaram situação de emergência, sendo eles Itanhomi, na região do Rio Doce, Palma, na Zona da Mata, Itamonte, no Sul de Minas e Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A Prefeitura de Serro, na região Central, anunciou que decretará o estado de emergência e cancelará o Carnaval em virtude dos estragos da chuva desta quinta-feira (21). Juatuba, na região metropolitana, também não teve o decreto reconhecido pelo órgão estadual ainda.

FONTE: O TEMPO