Publicado em 26/03/2014 - politica - Da Redação
No domingo, 23 de março, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares foi homenageado com a Comenda Ambiental Estância Hidromineral, “Medalha das Águas”, no município de São Lourenço. O evento marcou comemorações do Dia Mundial da Água.
A comenda foi entregue pelo Governador Antonio Anastasia, e tem como objetivo condecorar cidadãos mineiros que se destacaram em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao turismo, à preservação ecológica e ambiental, além do desenvolvimento socioeconômico e cultural de São Lourenço.
Cássio Soares se mostrou muito agradecido pela condecoração, e salientou o alerta feito pelo Governador Anastasia quanto à importância das discussões sobre o tema hídrico, uma vez que Minas Gerais, bem como boa parte do Brasil, atravessa período de intensa escassez de chuvas. “Sinto-me honrado por ter sido um dos contemplados com esta homenagem tão nobre, e por estar entre muitas outras pessoas de enorme competência, que em muito contribuem para o nosso Estado. Conforme ressaltou nosso Governador, este tema é de suma importância não apenas para os mineiros, mas para todo o país. Estamos iniciando a Semana das Águas e atravessando uma seca como há muito não se via. Portanto, é fundamental que fortaleçamos o debate acerca de nossos recursos hídricos e da preservação da água em todas as instâncias possíveis, de forma a alcançarmos ações eficientes para este problema”, declarou o deputado.
Também participaram do evento grandes nomes na política do Estado, como o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro, o presidente do conselho de administração da Codemig, Pimenta da Veiga, e o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que também recebeu a medalha e foi o orador oficial do evento. A cerimônia ainda contou com a presença do vereador de Dom Viçoso, Marquinho do Carneiro, amigo de Cássio Soares, bem como o vereador de São Lourenço, Fabrício Guedes dos Santos, responsável pela indicação de Cássio Soares para receber a comenda.
Recursos Hídricos em Minas
A preservação dos recursos hídricos, com o objetivo de garantir um meio ambiente sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos mineiros, é uma das prioridades do Governo do Estado. Minas Gerais é considerada a caixa d´água do Brasil, por possuir 8,3% de rios e lagos naturais e artificiais e 17 bacias hidrográficas federais, que banham quase 67% do território mineiro e mais de 10 mil cursos d’água.
Em 2013, o Índice de Qualidade da Água (IQA), indicador que avalia a contaminação dos corpos hídricos superficiais em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes, melhorou na comparação com 2012. Considerando os últimos três anos (2011, 2012 e 2013) a melhoria foi mais significativa. Em 2011, cerca de 18% das águas eram de boa qualidade, em 2013, o índice foi de 32%, um aumento de 77%. No mesmo período, as águas de qualidade ruim reduziram de 24% para 19%. Cerca de 80% das águas de Minas apresentam qualidade média e boa.
Fonte: ASCOM