
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares, se reuniu com o Coordenador técnico regional da EMATER-MG, Frederico Ozanam de Souza, representante da Associação dos Pescadores de Passos e região que reivindicou a construção de uma câmara frigorífica no município. A medida busca aumentar o número de clientes e organizar melhor o processo de comercialização do pescado. A pesca é uma atividade muito importante na região, porém, segundo o representante, os índices de produção vêm caindo devido à falta de estrutura na Associação.
Segundo Frederico, o sonho de construir o frigorífico para armazenamento dos peixes em Passos já tem 10 anos, e caso seja realizado irá incrementar as vendas de pescados da região. “Há uma dificuldade em escoar a produção de peixes, portanto, a construção de uma unidade de beneficiamento de pescado no município de Passos irá organizar a produção, facilitar a comercialização e permitir que encontremos novos nichos de mercado”, afirmou.
Um dos grandes problemas que os pescadores da região enfrentam atualmente, como explicou, é a diminuição de peixes nos rios. “Esperamos implantar projetos de cultivo de peixes em tanques-rede, nos reservatórios federais, já que existe a lei que diz que 1% das águas federais sejam destinadas ao cultivo de peixes”, ressalta Frederico. Para tanto, a unidade de beneficiamento do pescado é fundamental.
A pescaria cresce 20% ao ano na região. São os maiores índices de crescimento registrados no setor do agronegócio na atualidade. Além disso, existe um potencial enorme de incremento com relação aos recursos hídricos na região. O local para a instalação do frigorífico já foi doado à Associação dos Pescadores.
AssociaçõesEm Passos existem duas associações que unem esses profissionais: a Associação dos piscicultores e a Associação dos pescadores. A última conta com cerca de 400 associados que vivem da pesca na região, e que vendem os peixes frescos no mercado já que não possuem equipamentos para armazenar corretamente o produto.
O coordenador técnico disse que a associação buscou o auxílio de Cássio Soares por sabem que Cássio se empenha para o bom desenvolvimento da região. “Sabemos que existem recursos a nível Estadual que contemplam a atividade pesqueira. Sabemos, também, da força politica de nosso deputado Cássio e confiamos em seu trabalho. Aliás, temos muito orgulho de tê-lo como representante de nossa região”, finalizou.
Assessoria de Imprensa