Cássio Soares se reúne com comitê de acompanhamento do programa Travessia

Publicado em 23/08/2012 - politica - Da Redação

Presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Cássio Soares, o 9º comitê de acompanhamento do programa Travessia se reuniu na quarta-feira (22) no Palácio Tiradentes. A importância do Programa para a população mineira esteve na pauta do comitê que discutiu o andamento do projeto e a eficácia de suas ações. O Travessia é um dos principais programas Governo de Minas e se tornou referência para outros estados do país. O projeto promove transformações na vida das pessoas e resgate da cidadania. Contribui para a redução dos indicadores de pobreza, melhorando seu padrão de vida, o nível de escolaridade e a saúde das pessoas.
Segundo Cássio soares, o Programa Travessia é uma grande ação de inclusão social do governo. “O Travessia possui diversos projetos, como o Porta a Porta, que faz um diagnóstico, indo de porta em porta, das privações dos moradores de municípios selecionados para o programa”, comentou o secretário. Ainda de acordo com Cássio, foi possível verificar algumas das carências com as quais as famílias visitadas convivem. “Percebemos que o baixo nível de escolaridade, o acesso à água potável e a falta de sanitário são as principais privações nas moradias visitadas”, observou.
Com base no resultado do diagnóstico discutido no 9º comitê, um conjunto de ações estaduais são projetadas nos municípios por meio do “Plano Travessia”. O programa articula com as secretarias e autarquias estaduais para as intervenções nas cidades. “O objetivo do Governo de Minas é identificar a real situação das famílias e, com isso, planejar as intervenções para mudar essa realidade. Essa é a verdadeira travessia, as famílias vão sair da privação para uma situação de inclusão”, afirmou Cássio Soares.

Investimento
Desde 2008, quando o programa foi criado, o Governo de Minas investiu mais de R$ 1 bilhão nas várias frentes que compõem o Travessia. Até hoje, 237 municípios foram contemplados. Para proporcionar melhor assistência à população mais carente de Minas Gerais, em 2011 o programa foi desdobrado em seis áreas distintas: Porta a Porta, Travessia Social, Travessia Renda, Travessia Educação, Travessia Saúde e Banco Travessia. O programa busca atender ao tipo de vulnerabilidade social detectada na região e no município, sendo direcionado por três eixos estratégicos: saúde, educação, desenvolvimento social e padrão de vida.

Assessoria de Imprensa