Publicado em 25/02/2015 - politica - Da Redação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (24) o Projeto de Lei do Senado que tipifica como crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
O texto prevê detenção de 2 a 4 anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil pelo descumprimento da proibição. A matéria será enviada à sanção presidencial.
Vários deputados elogiaram o acordo para permitir a votação do projeto. Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), a proposta é um primeiro passo, mas é preciso adotar outras medidas, como alterar as propagandas. "Não é um passo definitivo, ainda há muito a ser feito nesta questão das bebidas alcoólicas, mas é um primeiro grande passo", disse.
O deputado Hugo Leal (Pros-RJ) afirmou que a mudança na lei é fundamental para coibir o abuso de álcool por menores de idade. "É um avanço com relação a essa circunstância que cada vez mais assusta", defendeu.
O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG) lamentou o aumento do consumo de álcool por jovens. "O alcoolismo está corroendo a vida dos nossos jovens. Ir à balada hoje é sinônimo de se embebedar", avaliou.
A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) avaliou que o uso de álcool é a porta de entrada para outras drogas, como o crack, e também é ferramenta para a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por isso, ela defendeu a proposta.
Já o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) chamou atenção para incoerências do projeto. "A pena para quem fornece arma de fogo para menor acabou virando menor do que para quem está fornecendo bebida alcoólica", disse. Ele defendeu a proposta, mas pediu alteração por meio de emendas.
Fonte: Jornal do Brasil