Publicado em 26/02/2015 - politica - Da Redação
Evento ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal. No dia 02 de março, a partir das 18 horas, a Câmara Mirim de Carmo do Rio Claro empossa os novos vereadores do projeto, que teve início em 2013 e que atuarão durante o ano de 2015.
De autoria do edil Antônio Marcos Esteves, o Projeto Câmara Mirim em Carmo do Rio Claro, possui nove vereadores, o mesmo número do Legislativo carmelitano, e realiza reuniões uma vez por mês, seguindo o estilo das sessões ordinárias que acontecem semanalmente. Portanto, os vereadores mirins podem fazer indicações, apresentar requerimentos e até projetos. A mesa diretora irá analisar o que foi apresentado nas reuniões e se estiver de acordo, os pedidos serão acatados.
Eleitos e Suplentes
As eleições para o mandado da Câmara Mirim em 2014 foram realizadas em dezembro do ano passado com alunos do 6º ao 9º ano, com até 15 anos de idade, disputadas pelas escolas municipais da Santa Luzia, Taquaral, Furna e Três Barras, as estaduais Monsenhor Mário Araújo Guimarães e Geraldo Andrade Vilela e Colégio Vencer. Este ano, a Câmara Mirim terá a participação do Colégio IEC, mais nova instituição de ensino que adere ao Projeto e terá como representantes o aluno eleito Matheo Nascimento Pereira do 7º ano.
Além de Matheo Pereira do IEC, que tem como suplente Joyce Helena Freitas Lemos (6º ano); os demais alunos são: Natasha de Souza Vilela (7º ano) e João Lucas Martins Silva (7º ano) - suplente, da Escola Lídio José Marques (Vilelândia); Fernanda Borges Sánchez - eleita (8º ano) e Barbara Fim de Souza - suplente (8º ano), do Colégio Vencer; Rana Carolina dos Reis Flauzino - eleita (8º ano) e Miguel Alexandre de Bom Maimone - suplente (8º ano), Escola Geraldo de Andrade Vilela; Melissa Silva Melo - eleita (8º ano) e Joyce Ketlyn Babosa Pereira (8º ano) - suplente, Escola Santa Luzia; Lucas Honório Melo (8º D) ano e Isabella Cristina Fernandes Xavier (8º C), eleitos no Colégio Monsenhor Mário Araújo Guimarães, seus suplentes são Laura Silva Vieira (8º C) e Eder Vinicius de Melo Monteiro (7º D) respectivamente; Laura Vitória Soares Silva - eleita (6º ano) e Bárbara Aparecida Santos Marques - suplente (8º ano), Escola São José (Bairro Furna); e Renato Henrique Gomes de Souza - eleito (8º ano) e Joyce Helena Freitas Lemos - suplente (6º ano), da Escola Municipal do Taquaral.
Formação de cidadãos conscientes
Além de buscar a incentivar os alunos para a política, o projeto Câmara Mirim busca também em Carmo do Rio Claro, a formação de cidadãos conscientes, que possam ser prestativos à sociedade. “Não é a intenção formar apenas políticos, o maior objetivo da Câmara Mirim é formar cidadãos com consciência, que no futuro possam ser pessoas de grande utilidade no meio social e que também tenham consciência do seu voto” diz Antônio Marcos.
O projeto é executado em várias cidades do Brasil como Barueri, no estado de São Paulo, Florianópolis e Blumenau em Santa Catarina, Serra Negra do Norte, Rondônia, nas mineiras Belo Horizonte, Ipatinga, Camanducaia e Santa Rita do Sapucaí e também no Rio de Janeiro e recentemente São Sebastião do Paraíso implantou o projeto.
FONTE: ASCOM