
Para discutir os casos de meningite tipo C notificados em Ouro Branco nos últimos dias, a Comissão de Saúde da ALMG realizou na quarta-feira (26/10) uma audiência pública para ouvir diversas autoridades envolvidas no assunto. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2010, foram registrados 138 casos da doença em Minas Gerais. De janeiro deste ano até agora foram 119.
“Os mineiros podem ficar tranquilos. Não existe surto de meningite no Estado. Em Ouro Branco, foram nove casos confirmados e dois sob suspeita em 2011. Deste total, seis foram registrados em outubro. Por isso, fizemos um bloqueio vacinal no município”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge Marques. No ano passado, a cidade teve duas confirmações da doença.

Segundo Antônio Jorge, Minas Gerais já disponibiliza a vacina nos postos de saúde para crianças de 0 a 2 anos. De acordo com a SES, atualmente, as crianças até quatro anos já estão imunizadas. A infectologista da SES, Tânia Marcial, informou que, na última segunda-feira (24/10), começou em Ouro Branco o mutirão de vacinação para pessoas de 4 a 30 anos. A intenção é vacinar cerca de 22 mil moradores. “A doença atinge mais crianças e adolescentes. Mas como tivemos na cidade casos com pessoas até 30 anos, ampliamos a faixa etária para o bloqueio vacinal em Ouro Branco”.
Ocorrências. Cinco dos casos confirmados em outubro são de trabalhadores que estavam no alojamento da empresa Paranasa. De acordo com a prefeitura, as ocorrências começaram no dia 14/10. Dezoito pessoas foram internadas. Seis já receberam alta, uma não resistiu a doença e as demais evoluem bem.
Para o secretário municipal de Saúde de Ouro Branco, Hideraldo Belini Soares, houve uma ação rápida por parte do município e do Estado. “Quando ficamos sabendo das notificações, informamos a Superintendência Regional de Barbacena e a SES. Nos dias 14 e 15, medicamos 1.200 funcionários da empresa. Depois, começamos o bloqueio vacinal na cidade”, disse.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB), a SES e o município de Ouro Branco trabalharam em parceria para evitar o aumento dos casos. “O parlamento mineiro está acompanhando a situação da meningite C no Estado. Tivemos nessa reunião uma demonstração de competência profissional por parte de Estado e município. Eu tenho a certeza que os mineiros podem ficar tranquilos quanto a doença.” Mesmo assim, o deputado ressaltou a importância dos pais levarem seus filhos para vacinar e da higienização.
Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte