Publicado em 15/02/2017 - politica - Da Redação
Em visita a 16ª edição da FEMAGRI, feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, na sexta-feira, 10 de fevereiro, em Guaxupé, o deputado estadual Cássio Soares defendeu os produtores rurais do Estado. Cássio destacou a necessidade de se fortalecer a política cafeeira em Minas, a partir de investimentos em Leis que protejam os produtores de concorrências desleais geradas pelas importações de produtos de menor qualidade.
"O café é um dos principais produtos da economia mineira, sendo uma importante fonte de emprego e renda para o nosso Estado. Por isso, defendo os produtores locais de concorrências exteriores, como no caso da importação de café; não podemos direcionar nossas ações somente aos interesses das indústrias, mas também aos pequenos e médios produtores. A política cafeeira merece e continuará tendo o nosso cuidado como representante da população", afirmou o deputado Cássio Soares.
A Femagri, organizada pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), tem como principal objetivo aproximar produtores e fornecedores de café, movimentando a economia da região. Neste ano, a expectativa é que a feira movimente mais de R$ 120 milhões, com 37 mil visitantes nos três dias de evento.
"O nosso Estado precisa oferecer condições mais favoráveis para a produção de café, incentivando produtores rurais e investindo em estradas para um escoamento de produtos mais rápido e seguro. Acredito, que para isso, o Estado precise de um melhor planejamento para o dinheiro público, uma vez que a carga tributária paga pelo nosso povo é uma das maiores do mundo", avaliou o deputado Cássio.
O deputado Cássio que esteve durante toda a sexta-feira no evento, foi recebido pelo presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa e vice Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
Lei 21.972/2016
Como presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Cássio Soares foi relator da Lei 21.972/2016, que dispõe sobre o Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e facilita o licenciamento ambiental para produtores. A nova legislação que já foi regulamentada pelo Poder Executivo, estabelece prazos para a apresentação da documentação pelo produtor e para a análise do processo pelo órgão licenciador.
"A Lei já está sendo importante para minimizar a burocracia enfrentada pelos produtores, pois ela encurta alguns prazos que permitem um licenciamento mais rápido e uma posterior tentativa de crédito junto aos bancos também mais rápida. Agora, estamos cobrando do governo que melhore as estruturas das SUPRAMs para que essa aplicação seja efetiva. Como qualquer normativa, o processo de adequação da Lei ainda precisa ser fortalecido, porém, até então, a avaliação é positiva", finalizou o deputado Cássio.
FONTE: ASCOM