Decreto que autoriza curso de medicina na UEMG é publicado

Publicado em 12/08/2015 - politica - Da Redação

Decreto que autoriza curso de medicina na UEMG é publicado

Foi publicado no Diário Oficial “Minas Gerais” o decreto do governador Fernando Pimentel autorizando o funcionamento do curso de medicina gratuito na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade de Passos. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Cássio Soares, que fez o pedido da liberação do curso ao governador e participou de todo o processo para a liberação do mesmo.

O decreto número 280, que autoriza a criação do curso, está na página quatro do Diário Oficial da terça-feira, 11 de agosto. O curso de medicina da UEMG, unidade Passos, irá oferecer 40 vagas em cada período. Com o decreto, o vestibular deve ser realizado ainda neste ano, com início da primeira turma para janeiro de 2016.

O deputado Cássio Soares comemorou o ato, dizendo que o curso será um grande ganho não somente para Passos, como para a região e também a todo o Estado, já que este é o primeiro curso da área em toda a extensão da Universidade. “Antes tínhamos um sonho. Quando fiz o pedido aos representantes do governo e apresentei a eles toda a estrutura existente para a realização do mesmo, todos abraçaram a causa e se empenharam nesta solução. O resultado está aí e o curso agora é realidade”, fala o deputado.

O decreto do governador foi expedido menos de um mês após a aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE), que deu parecer favorável, garantindo que a UEMG e a cidade de Passos oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização do mesmo, disponibilizando ainda espaços hospitalares adequados para a formação de futuros médicos.

O trabalho para a implantação do curso foi iniciado em 2010, com a elaboração do projeto pedagógico e, posteriormente, construiu salas e laboratórios necessários à implantação. O investimento total foi de R$ 5 milhões. “Um curso gratuito em nossa região vai permitir acesso também aos que não possuem recursos para custear as caras mensalidades, além de acarretar em uma oferta maior de médicos e consequente melhoria no sistema de saúde. Ele vai contribuir também com o desenvolvimento de toda a comunidade”, garante Cássio.

Todo o processo foi acompanhado de perto e contou com o trabalho do deputado estadual Cássio Soares, além de diretores e membros da Universidade e do Governo de Minas.

Fonte: ASCOM