Deputado Arantes e vereadora Dilma se reúnem na Secretaria de Defesa Social

Publicado em 24/04/2013 - politica - Da Redação

Demandas que tomaram conta da reunião: cobrança de viatura, cursos para presidiários, retirada de detentos e criação de APAC na cidade

Em audiência marcada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o próprio parlamentar e a vereadora de São Sebastião do Paraíso, Dilma da Aviação (PV) estiveram reunidos na segunda-feira, 22/04, com o subsecretário de Administração Prisional, Murilo Andrade de Oliveira para discutir a questão da segurança pública em Paraíso e região. Uma boa notícia revelada por Murilo, após várias cobranças do deputado, é a de que Paraíso receberá em um prazo de aproximadamente 90 dias uma viatura policial nova e outra usada. O parlamentar ficou satisfeito e ouviu do subsecretário que este prazo é devido o Governo ter realizado a compra de uma frota e a montadora estar preparando estes veículos para a entrega. Arantes e Dilma também pediram a remoção de presos do presídio de Paraíso, que há alguns dias contava com cerca de 300 indivíduos. “Já foi realizada uma providência com a saída de mais de 40 pessoas há poucos dias, hoje temos lá 248 e mesmo assim a capacidade é para 128”, alertou a vereadora. Deputado e vereadora também estão entusiasmados com a possibilidade de ofertar cursos profissionalizantes aos presidiários. “Esta é uma forma de ressocializar o preso através da qualificação”, ressaltou o político. Segundo a Secretaria de Defesa Social, os presos poderão contar com cursos técnicos ofertados por profissionais do Instituto Federal de Muzambinho ou por meio de um programa chamado “Hora do Conhecimento” em que a própria Secretaria disponibiliza educadores em espaços, em que os detentos são preparados para exames de massa como supletivos e ENEM.

Outro assunto pautado entre o deputado, a vereadora, o subsecretário e o superintendente de Segurança Prisional André Luiz Mourão foi a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), que dependerá de um estudo mais aprofundado para identificar a real a demanda, do posicionamento da Justiça local, da comunidade e de lideranças políticas.

A vereadora Dilma retificou o que foi dito na reunião. “Precisamos ver com os juízes, a população se realmente temos condições de criar a APAC em Paraíso. Temos um bom exemplo lá em Itaúna”, expôs a vereadora. Dilma destacou que neste local os presos têm realmente condições de ser reintegrados à sociedade, mas lembrou que neste sistema participam apenas os presos condenados. A vereadora elogiou a disposição do parlamentar quanto à solicitação das demandas da cidade. “Todos os pedidos que realizamos para o deputado, somos muito bem atendidos e isto tem nos deixado bastante satisfeita”, reiterou. Os políticos também tiveram a oportunidade de conhecer os cursos profissionalizantes que são realizados dentro das prisões.

Audiência da segurança pública se aproximada

No dia 17 de maio, às 9h em local ainda a ser confirmado, haverá em São Sebastião do Paraíso uma grande audiência pública para discutir a questão da segurança na cidade e no Sudoeste do Estado. Este assunto foi conversado com o subsecretário e com a vereadora. O parlamentar já tem usado a imprensa para mobilizar a população para estar presente. “Esta audiência só terá efeito positivo, se realmente mostrarmos a nossa vontade de melhorar este combate aos crimes que tanto nos atormenta e a melhor forma de ilustrar isto ao Governo é marcar presença de maneira maciça neste evento, realizando uma mobilização forte”.

Antônio Carlos citou que os roubos a mão armada, os assaltos, as explosões em caixas eletrônicos têm assustado a população nas áreas urbanas e que também a presença dos bandidos na zona rural, principalmente em distritos na região tem deixado a população temerosa. “É por isto que precisamos levar muita gente nesta audiência, queremos que as lideranças e a população deixem lá a sua contribuição”, encerrou.

Matéria: Ricardo Gandra