Deputado Arantes leva prefeitos de Corinto e Baependi ao INDI

Publicado em 20/06/2013 - politica - Da Redação

Municípios têm grande potencial para atrair indústrias

Em reunião agendada pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o prefeito de Corinto Dr. Sócrates, a secretária de Planejamento do município Carla Aparecida Lisboa Lima e o prefeito de Baependi Marcelo “do Engenho” e o próprio parlamentar estiveram reunidos na quarta-feira, 19/06, com a presidente do  Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) Mônica Neves, o vice-presidente Maurício Cecílio e o gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente Caio Viana de Moura. 

O prefeito de Corinto alegou que a cidade conta com uma mão-de-obra qualificada para a área de confecção. “Já tivemos lá uma marca conhecida, a Red Point, e hoje há várias confecções funcionando nos fundos e em garagens de casas, quero ajudar este pessoal”, relatou.

A presidente do INDI confirmou que há presença de gás no subsolo do município e que isto poderá ser um grande atrativo para futuros investimentos. Dr. Sócrates ponderou também que possui duas áreas boas para a construção de galpões e indústrias, uma delas na entrada da cidade e outra com uma área que chega a 250 hectares.

O prefeito também solicitou auxílio do INDI no desenvolvimento de um projeto para o lixo urbano e rural. Durante esta discussão, Antônio Carlos fez questão de mostrar o seu projeto voltado para a reciclagem de lixo, quando foi prefeito de Jacuí. Dr. Sócrates solicitou aos dirigentes do INDI uma vistoria para aprovar um laudo e liberar o funcionamento de uma jazida de granito.

O gerente do INDI Caio Viana adiantou que pegará todas as informações sobre o município para identificar como o Governo poderá ajudar melhor à cidade.

Baependi em pauta

O prefeito de Baependi Marcelo do Engenho foi também levado pelo deputado ao INDI e, na oportunidade, os políticos puderam fazer uma explanação sobre a cidade de Nhá Chica, que foi recentemente beatificada. Segundo o prefeito, no ano passado cerca de 800 pessoas perderam emprego em função do fechamento de uma empresa que atua no ramo de pedras. Deputado e prefeito ponderaram que a cidade possui enorme potencial para o turismo religioso e que empresas voltadas para a produção de imagens sacras seria uma alternativa interessante. Antônio Carlos lembrou que a cidade conta com um artesanato diferenciado e que esta mão-de-obra pode ser melhor aproveitada.

Caio Viana também captará todas as informações e características da cidade, a fim de identificar o potencial do município e as possíveis empresas que poderão vir a se instalar.

O deputado avaliou a reunião como extremamente positiva. “Fomos muito bem recebidos pela doutora Mônica, pelo vice-presidente Maurício e pelo Caio, acredito que poderemos ter ótimas notícias no futuro, porque esta vinda ao INDI é uma oportunidade para apresentar as cidades ao Governo do Estado e avaliar como os municípios podem ser ajudados. Por serem dois prefeitos sérios, estou confiante que boas notícias estão por vir”, concluiu.

Fonte: ASCOM /  Ricardo Gandra