Publicado em 27/02/2015 - politica - Da Redação
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou, na quinta-feira (26/02), da audiência pública na Câmara Municipal de Passos com o objetivo de debater a violência na região. O evento foi promovido pelos vereadores de Passos e contou com a presença dos deputados estaduais Cássio Soares e Emidinnho Madeira, que compõem juntos com o Arantes a “Bancada do Sudoeste” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além deles, participaram os prefeitos Ataíde Vilela (Passos), Norival Lima (Itaú de Minas), João Passos (São José da Barra), José Eneido (Pratápolis), Júlio Batatinha (Alpinópolis) e vereadores das cidades de Cássia, Jacuí, Claraval, Pratápolis, Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, Itaú de Minas e São José da Barra, o subsecretário de Promoção da Qualidade e Integração do Sistema de Defesa Social, Maurício Antônio dos Santos, representando o secretário de Defesa Social, Bernardo Santana, representante do Ministério Público e membros das polícias Militar e Civil.
A comunidade, que também está preocupada com a segurança pública, lotou as dependências da Câmara. Para dar a voz aos presentes, de uma forma inovadora, o evento teve em seu início uma rodada de perguntas dos populares para as autoridades presentes. Diversos temas foram abordados. Após essa rodada de perguntas, as autoridades e vereadores debateram livremente sobre o tema.
Para o deputado Antônio Carlos, a audiência foi muito positiva pela presença e participação da comunidade e das autoridades, mas o grande problema é o engessamento das autoridades, pois o modelo de segurança pública que se aplica no Brasil é um modelo falido e ultrapassado. “Hoje se prende e amanhã se solta, se gasta muito e os recursos são mal aplicados, o que deixa a população cada vez mais insegura”, argumentou o parlamentar.
Arantes ainda lembrou que tem questionado a falta de ações integradas de segurança em algumas cidades e citou vários exemplos de crimes que não foram solucionados por falta desta integração entre as polícias. O deputado também apresentou diversas matérias publicadas nos jornais que mostram as ações dos bandidos e lembrou que a polícia na região precisa melhorar.
Ao ser questionado sobre as próximas ações para melhorar a segurança na região, Arantes disse que continuará cobrando dos órgãos responsáveis. “Vamos continuar cobrando os responsáveis pela segurança do Estado e fazer mudanças nos comandos quando necessário. Nossa ação será sempre de cobrar e de defender a população, não só à frente dos comandos regionais, como também junto ao Governo do Estado e na Assembleia, sendo uma voz gritante e forte na defesa do cidadão”, concluiu Arantes.
FONTE: ASCOM