Deputado Arantes participa do lançamento da Semana Internacional do Café

Publicado em 10/08/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes participa do lançamento da Semana Internacional do Café

Evento promoverá o maior produto de Minas para o mundo

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou na terça-feira (09/08/16) do lançamento da 4ª Semana Internacional do Café promovida pelo Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Ocemg e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seapa). A feira, que tem como objetivo divulgar a qualidade do café de Minas para o Brasil e o mundo, será realizado de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Arantes falou sobre a importância da Semana Internacional do Café. "Esse evento consagra e homenageia uma das maiores riquezas de Minas. O café é responsável por 47% dos empregos gerados no campo, aqui no Estado, é quase metade da força de trabalho da agricultura; além disso, é o nosso maior produto de exportação. É mais uma forma de valorizar nossa produção e mostrar para o Brasil e o mundo a grandeza do nosso café", afirmou.

O secretário estadual de Agricultura, João Cruz, ressaltou a importância econômica do café para Minas. Segundo informou, "de cada 100 dólares que entram no Estado, 20 dólares vêm do café".

O presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões, saudou o deputado Arantes por estar sempre presente nos eventos que valorizam o produtor rural. Ele lembrou que a Semana Internacional do Café abrangerá toda a cadeia produtiva, agregando e definindo valores.

O representante da Ocemg-MG, Alexandre Gatti, falou da importância das cooperativas mineiras de café que representam 51% da produção no Estado, com cerca de 90 mil associados, gerando mais de R$ 3 bilhões em negócios por ano.

O Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, informou que o Sebrae tem 24 projetos voltados para o café implantados em 1.920 municípios brasileiros, gerando 8.400 postos de trabalho.

DO GRÃO À XÍCARA

A feira terá uma ampla programação de eventos simultâneos, que incluem encontros, seminários, concursos (do melhor café do Brasil e do melhor barista), rodas de negócios e outros. Abordará três eixos temáticos: Mercado e Consumo; Conhecimento e Inovação, e Negócios e Empreendedorismo. A expectativa é de que 165 expositores participem e que cerca de três mil pessoas visitem os estandes diariamente.

DEGUSTAÇÃO NA PRAÇA DA LIBERDADE

Após o lançamento, o deputado Arantes, demais convidados e as pessoas que estavam na Praça da Liberdade participaram de uma degustação de cafés especiais de quatro regiões mineiras. Produtores, baristas e especialistas apresentaram diferentes tipos da bebida, que foi servida quente e gelada. Do Sul de Minas, Arantes provou cafés de Machado e de São Gonçalo do Sapucaí e ficou bastante impressionado com a qualidade das bebidas.

Texto e fotos: JC Junot - Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes