Deputado Arantes preside fórum das startups em Uberlândia

Publicado em 25/10/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes preside fórum das startups em Uberlândia

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na terça-feira (25/10/16), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o segundo encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas - A Construção de uma Nova Política Pública.

O objetivo é colher sugestões da comunidade local para a formulação da Lei das Startups, da qual o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) é um dos autores. Com a nova lei será possível o desenvolvimento de uma política estadual de estímulo às startups, empresas ligadas à internet que envolvem o uso de alta tecnologia em sua criação e aplicação. Startups podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.

O deputado Arantes, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa (CDE-ALMG), convida todos os segmentos ligados às startups a participar. "Agora é a vez dos desenvolvedores do Triângulo Mineiro darem sua contribuição à nova Lei das Startups. Já estivemos em Santa Rita do Sapucaí e depois de Uberlândia vamos a Viçosa, na quinta-feira. As startups estão crescendo no mundo todo e Minas Gerais está bem posicionada nesse cenário; o que precisamos é regulamentar a atuação delas e fazer com que o Estado dê incentivos para incrementá-las" explicou.

O encontro será realizado no Auditório da Uniube (Avenida Rondon Pacheco, 2.000 - Lídice), a partir das 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG.

PROGRAMAÇÃO

Logo na abertura, o público participará de um painel de contextualização, com a assessora adjunta de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Elza Fernandes de Araujo; o pró-reitor adjunto da PUC Minas em Uberlândia, Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão; o diretor comercial da Aimirim Soluções Tecnológicas Integradas, Renato Pacheco Silva; o fundador da Trackage, Victor Hugo Espírito Santo Moreira; e o CEO da NetViagem, Alberto Graciano Ribeiro.

Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos. Além dessas atividades, também acontecerão durante o evento a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será na ALMG entre 23 e 25 de novembro.

UBERLÂNDIA SE DESTACA EM EMPREENDEDORISMO

Com mais de 600 mil habitantes, Uberlândia é a maior cidade do Triângulo Mineiro e a segunda mais populosa do Estado. Com 27 mil empresas ativas, o município foi considerado o 18º mais favorável ao empreendedorismo no País em 2015, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras do Instituto Endeavor Brasil.

Uma das startups de Uberlândia é a Sob Demanda, primeira plataforma de colaboração intelectual de acesso exclusivo para juristas. Além de dar publicidade a pedidos de colaboração intelectual feitos por advogados, o serviço fornece um ambiente seguro e sigiloso para a colaboração. De acordo com o representante da startup, Gustavo Vitorino, a intenção é "potencializar a capacidade de produção intelectual dos advogados e ao mesmo tempo inserir estudantes de Direito no mercado de trabalho".

Assessoria de Comunicação - Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes