Deputado federal Geraldo Thadeu retornou da Missão a La Paz

Publicado em 08/04/2013 - politica - Da Redação

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) retornou no sábado, 07, da Bolívia onde esteve com a delegação brasileira formada ainda pelo deputado Nelson Pellegrino, presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, deputada Perpétua Almeida (PCdo B/AC), deputado Carlos Zarattini (PT/SP), deputado Vitor Paulo (PRB/RJ), deputado Vicente Cândido (PT/SP), deputado Jefferson Campos (PSD/SP), e Leonardo de Almeida Carneiro Enge, primeiro Secretário do Ministério das Relações Exteriores.

A comitiva esteve com autoridades bolivianas para ajudar no caso dos 12 corintianos presos em Oruro, suspeitos da morte de Kevin Beltrán Espada. O jovem morreu após ter sido atingido por um sinalizador no dia 20 de fevereiro deste ano durante a partida entre o time do San José e o Corinthians.

O encontro com os pais do rapaz aconteceu no consulado brasileiro em Santa Cruz de la Sierra. Os pais de Kevin viajaram de Cochabamba até a cidade.

O Corinthians está disposto a doar a renda líquida da partida de volta contra o San José, que será na próxima quarta-feira, no Pacaembu à família da vítima.

A CBF e a Federação Boliviana prometeram parte da renda do amistoso que aconteceu no sábado e a Conmebol estuda reverter o valor da multa aplicada ao Corinthians pelo disparo do sinalizador (US$ 200 mil) à família do garoto.

Na manhã do sábado, em Santa Cruz de la Sierra, a comitiva de deputados federais e o ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Sabóia, encontraram o presidente da CBF, José Maria Marín, o vice Marco Polo Del Nero e o mandatário da Conmebol, Nicolas Leóz.

Geraldo Thadeu esteve também com o grupo em reunião que durou uma hora e meia com os brasileiros detidos. O deputado estará em Poços de Caldas nesta terça-feira, 09, e fará uma coletiva de imprensa sobre o assunto. O parlamentar aguarda ainda a marcação de uma audiência pública requerida por ele na Câmara dos Deputados em Brasília a fim de discutir as regras de segurança nos estádios e o tratamento dado aos brasileiros fora do país.

ASCOM