Deputado Federal Renato Andrade visita a Apac de Passos

Publicado em 18/03/2013 - politica - Da Redação

O Deputado Federal Renato Andrade visitou na manhã da sexta-feira, dia 15, a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Passos (APAC) a convite do presidente da diretoria executiva da instituição Roberto Junqueira Maia e do Secretário Geral da OAB Passos, Renato Borges Reis. Segundo o presidente da Apac de Passos, o momento é histórico e muito importante, por ser a primeira fez que um Deputado Federal visita a instituição.

Para o Presidente da diretoria executiva da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Passos, Roberto Junqueira Maia, a visita foi de suma importância para a instituição. “É a primeira vez que um Deputado Federal vista a nossa instituição e se encontra com os nossos recuperandos. Esse momento é de suma importância por mostrar o comprometimento do parlamentar com essa questão e também por ser um caminho para a ampliação desse método alternativo por meio de sua participação na Comissão de Constituição de Justiça e de Cidadania”.

Durante a visita, o presidente destacou a missão e os compromissos da instituição com os recuperandos e a sociedade. “A nossa associação trabalha com métodos alternativos para humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, oferecendo ao condenado condições de recuperar-se e, ainda, proteger a sociedade, socorrer as vítimas e promover a Justiça restaurativa. Solicitamos ao Deputado Federal Renato Andrade a apresentação do método da APAC para todo o país e que respalde as demandas da instituição”.

Maia ressaltou as vantagens do método alternativo e os benefícios das ações na recuperação dos condenados. “O método alternativo da APAC trabalho na recuperação do condenado com dignidade e com respeito as suas famílias. Quando sua implementação total se realiza os casos de reincidência dos condenados não chegam a 20%, no caso do sistema prisional convencional a reincidência chega a 80%”.

O custo de manutenção de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados representa um terço do valor gasto com a manutenção de um presídio normal. “O método Apac está presente em 339 comarcas mineiras em vias de implementação. Outros estados adotaram o método e 24 países também. O sistema carcerário é um problema sério e questões sobre o seu funcionamento precisam ser levantadas, por isso fizemos o pedido ao Deputado para que ele apresente nossos métodos”, afirma o presidente.

O Deputado Federal Renato Andrade agradeceu o convite e confirmou o compromisso de levar ao conhecimento da esfera federal o trabalho desenvolvido pelas APAC’s e atender as demandas da entidade. “Parabenizo o trabalho realizado pela instituição e estou comprometido para trabalhar em prol dessa entidade, que humaniza esse cumprimento de penas privativas de liberdade, buscando a ressocialização desses indivíduos. O método Apac serve de modelo para todo o país e precisa ser disseminado, porque oferece a oportunidade de tratarmos com dignidade esses indivíduos que estão acertando suas pendências com a sociedade e proporciona sua ressocialização de forma respeitosa”.

ASCOM