Deputado Odair Cunha anuncia credenciamento de radioterapia em Pouso Alegre

Publicado em 19/12/2013 - politica - Da Redação

Atendimento pode ter início imediato

Os pacientes com câncer do município de Pouso Alegre e cidades vizinhas poderão ter acesso ao serviço de radioterapia no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) imediatamente. O anúncio do credenciamento e do início do tratamento foi feito pelo deputado federal Odair Cunha (PT-MG), que está acompanhando o processo desde o início. 

Em reunião na tarde da terça-feira, 17/12, o deputado Odair Cunha se encontrou com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e com o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães. Na ocasião, o ministro assinou portaria que determina o teto de atendimento de R$ 1.670.340,00 por ano para realização da radioterapia em Pouso Alegre. Com a assinatura desta portaria, que será divulgada nesta quarta-feira, 18/12, no Diário Oficial da União (D.O.U.), o atendimento aos pacientes da cidade e região podem começar imediatamente.

Com o credenciamento, os pacientes não precisam mais se deslocar até Varginha, Poços de Caldas e Passos para realizar o tratamento, o que irá diminuir o número de pacientes nesses centros, melhorando o atendimento de radioterapia em toda a região.

O credenciamento da radioterapia representa mais um avanço no tratamento contra o câncer. Em junho do ano passado, com o empenho do deputado Odair Cunha, o Hospital teve credenciado o serviço de oncologia e, desde então, o parlamentar trabalha pelo credenciamento da radioterapia.

“Esta é uma luta antiga nossa junto ao Ministério da Saúde e, sem dúvidas, um grande conquista para Pouso Alegre e para toda a região. Estamos falando de salvar vidas, conseguimos mais um mecanismo de combate no tratamento contra o câncer. Pacientes que viajavam até 300 km para se tratarem, agora terão esse importante facilitador no tratamento. Mais conforto e dignidade para todos, fruto da sensibilidade do Ministro Alexandre Padilha e da Presidente Dilma Rousseff”, comemorou o deputado Odair Cunha.

Fonte: ASCOM