Primeira parcela para construção da ETE de Guaxupé é liberada em março
Na segunda-feira, 12/03, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) encaminhou ao prefeito de Guaxupé, Roberto Luciano, o termo de compromisso do projeto de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, obra inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). O documento determina o cronograma de desembolso, ou seja, os meses em que será liberado o recurso para realização da obra.
De acordo com o plano de trabalho, a primeira parcela da verba total de aproximadamente R$ 15 milhões será repassada ainda este mês. O restante do recurso virá em junho, setembro e dezembro.
De acordo com a prefeitura o próximo passo é a realização da licitação para determinar qual empresa fará a obra. A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano, com termino previsto para 2014. A ETE atenderá todo o município de Guaxupé, que tem 50 mil habitantes. A obra tem reflexos diretos no setor de saúde, reduzindo riscos de doenças como leptospirose, esquistossomose e cólera, entre outras, cuja causa está ligada diretamente à qualidade da água. A estação é também uma conquista para o meio ambiente, pois a melhoria da gestão de resíduos sólidos reduz o impacto ambiental, o que contribuirá para recuperar o rio Guaxupé.
Para o vereador Mauri Palos, a obra ainda tem outro ponto positivo – o desenvolvimento econômico de Guaxupé “A cidade terá 100% de esgoto tratado, desde a coleta em casa até a devolução da água no rio Guaxupé. Além da preservação ambiental e da questão social, esta obra trará também o desenvolvimento industrial, porque as grandes indústrias buscam se instalar em cidades que apresentem essa infraestrutura” diz o vereador.
A notícia do início da liberação dos recursos chega em boa hora, no ano em que Guaxupé comemora 100 anos. O prefeito Roberto Luciano ressalta que os benefícios da construção da ETE atingirão toda a região. “Sem dúvidas, a implantação da Estação de Tratamento de Esgotos em Guaxupé é a obra do século. Uma obra de suma importância para o desenvolvimento econômico do município e que vinha sendo desejada há muito tempo. Representa um avanço em diversos segmentos: ambiental, saúde, geração de emprego e renda e como cidade pólo da região, tudo o que acontece de positivo em Guaxupé repercute positivamente para toda a região” reforça o prefeito.
O deputado federal e vice-líder do Governo Odair Cunha (PT-MG) acompanhou de perto todo o processo para aprovação do projeto da ETE em Guaxupé. O apoio do deputado é reconhecido pelo prefeito “Esta é mais um conquista em que a participação do Deputado Federal Odair Cunha foi decisiva. Odair é o principal parceiro da administração de Guaxupé junto ao Governo Federal e não é de agora. Ele sempre esteve muito presente na cidade e atua com muito compromisso para atender as demandas do município. Ele de fato representa e defende os interesses de Guaxupé, não só nesta conquista da ETE, como nas mais diversas solicitações da cidade”. O vereador Mauro Palos completa “Odair demonstrou dedicação e preocupação com a preservação ambiental da cidade e região”.
Em janeiro deste ano, foram assinados 120 convênios com a Funasa no auditório do Crea/MG, em Belo Horizonte. Além de Guaxupé, Odair apoiou junto ao Governo Federal todos os projetos de prefeituras mineiras da região de atuação do mandato dele. As cidades contempladas na região foram: Cristais, Guaxupé, Coqueiral, Ilícinea, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Nova Resende, Ouro Fino, São João Batista do Glória, São Lourenço, Serrania, Carmo de Minas, Luminárias, Passa Quatro, Aguanil, Alpinópolis, Carvalhopolis, Conceição da Aparecida e Campanha.
“As ações do PAC 2 vão atingir 400 municípios mineiros entre obras e elaboração de projetos. Fico muito feliz por tantas cidades de Minas terem sido beneficiadas. Isso mostra que o governo federal está presente no estado. Tenho certeza, que essas obras garantirão mais qualidade de vida à população. A construção da ETE em Guaxupé é também uma conquista do prefeito Roberto Luciano, que desde o início de seu mandato teve essa preocupação e não mediu esforços para conseguir essa grande obra para o município” diz o deputado Odair Cunha.