Deputado Odair Cunha confirma visita do Ministro da Saúde a Passos

Publicado em 05/04/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

Visita de Alexandre Padilha será para tratar da maternidade da Santa Casa

O deputado federal e vice-líder do Governo, Odair Cunha (PT-MG), se reuniu na terça-feira, 03/04, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília. Na ocasião, o deputado agendou para o final de maio visita do ministro a Passos, no Sudoeste de Minas, para tratar da obra de conclusão da maternidade da Santa Casa de Misericórdia do município. Segundo Odair, para finalizar a obra da maternidade será necessário um investimento de R$ 3,5 milhões do Governo Federal. Durante a visita a Santa Casa de Misericórdia de Passos, Padilha vai garantir ao hospital o empenho de um acelerador para radioterapia. “É um equipamento muito caro, disponibilizado para poucos hospitais da rede pública. Para se ter uma ideia, o Governo Dilma vai comprar 89 desses aparelhos e a compra viabilizará a instalação da fábrica no Brasil”, explicou Odair.  
A primeira conversa do deputado sobre a vinda de Padilha ao estado de Minas foi com o secretário nacional de Atenção à Saúde do Ministério, Helvécio Magalhães, em Belo Horizonte, no final de março. A reunião contou também com a presença do diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Daniel Porto Soares.
Segundo informações do diretor Daniel Porto, a Santa Casa de Passos atende a uma macrorregião que abrange 24 municípios, correspondendo a um total de 400 mil habitantes. O hospital é referência em casos de alta complicação, oncologia, urgência e emergência, ortopedia e também em casos de gravidez de alto risco e nível terciário, ou seja, em casos com maior complexidade.
De acordo com Porto, algumas alas da maternidade, que representam a construção de seis pavimentos com uma área total de 7.500 m², já estão em funcionamento, como: a UTI neonatal e pediátrica, sala de pré-parto, sala de parto, alojamento conjunto e banco de leite. Mas ainda falta o setor de internação pediátrica e a unidade da mulher. “O que estamos construindo não é mais um prédio, mas sim uma estrutura que tem por trás uma filosofia de assistência humanizada ao binômio mãe e filho”, reforçou ele. 
Porto disse que a maternidade da Santa Casa realiza cerca de 160 partos por mês, sendo que 90% dos atendimentos são do SUS. Deste grupo, apenas 29% são cesáreas. “Nosso índice de cesáreas está abaixo do esperado por uma maternidade de alto risco. Só conseguimos esse bom índice porque desenvolvemos um trabalho em parceria com as secretarias municipais de saúde, através do Programa Materno Infantil (Promai)”, afirmou. Além disso, a maternidade da Santa Casa de Passos tem o título Amigo da Criança, que foi concedido pelo Ministério da Saúde e UNICEF, em reconhecimento ao trabalho de incentivo ao aleitamento materno.
Para o deputado Odair, a conclusão da obra da maternidade e o empenho do acelerador, equipamento de radioterapia, a Santa Casa de Misericórdia, “é uma grande vitória para a cidade de Passos e para sua população.”