Deputado Odair Cunha recebeu membros do IFSULDEMINAS

Publicado em 23/08/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

Presidente Dilma anuncia investimentos na educação com mais universidades e institutos federais

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou no dia 16/08 a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em todo país. “Para nós do sul de Minas, o anuncio é a concretização do que havíamos firmado com o governo Lula. As unidades de Pouso Alegre e Passos se tornarão campi oficiais”, disse o vice-líder do governo na Câmara, deputado Odair Cunha. Na prática, isso quer dizer que essas unidades terão mais autonomia administrativa, inaugurando mais cursos e mais vagas para alunos de toda região. “A unidade de Pouso Alegre será inaugurada ano que vem. E em Passos, a unidade será inaugurada ainda este ano”, informou o reitor do IF Sul de Minas, Sergio Peddini que esteve com Odair ontem em Brasília. O encontro reuniu também o diretor do campus de Machado, Walner Mendes, de Muzambinho, Luiz Rodrigues, a diretora do campus de Inconfidentes, Lucia Ferreira e o pró-reitor de extensão do IF Sul de Minas Renato de Oliveira.
Os benefícios da política educacional do governo federal irão atingir muitos brasileiros, não só em Minas. Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, prefeitos assinarão termos de compromisso para a construção de 120 unidades de institutos federais em municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, que todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.

Universidades
As novas universidades federais serão instaladas no Pará, na Bahia e no Ceará. A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) terá sede na cidade de Marabá, onde hoje funciona o campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC), no Ceará, terá sede em Juazeiro do Norte. Ela será instalada na atual estrutura do campus Cariri, que pertence à Universidade Federal do Ceará (UFCE).
Outras 12 universidades federais, de 11 estados, ganharão 15 campus. No Pará, a UFPA ganha um campus; na Bahia, a UFBA e a UFRB, um campus cada uma; no Ceará, a UFCE (2); em Pernambuco, a UFRPE (1); em Goiás, a UFG (2); no Maranhão, a UFMA (1); no Mato Grosso, a UFMT (1); em Minas Gerais, a UFVJM (2); em São Paulo, a Unifesp (1); em Santa Catarina, a UFSC (1); no Rio Grande do Sul, a UFSM (1).

2011-2012
Até o fim de 2012, o governo federal deve concluir a implantação de 20 unidades, distribuídas entre 12 universidades federais localizadas nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Essa ação atenderá 20 municípios de oito estados. Entre as instituições com maior número de unidades, se destacam a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), que se expande para sete municípios, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que amplia sua presença nas cidades de Mauá, Osasco, Buri e na Zona Leste da capital.

Institutos federais
Prefeitos de 120 municípios assinaram nesta terça-feira, 16, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014. As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Minas Gerais (6), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4) e Tocantins (2).
A essas 120 unidades de educação profissional se somam 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
O mapa da expansão da educação e tecnológica e profissional pode ser visto no endereço abaixo: http://portal.mec.gov.br/expansao/