Deputados discutem em Piumhi investimentos e programas para Minas e região

Publicado em 07/11/2012 - politica - Da Redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Diniz Pinheiro (PSDB), o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) e os membros desta Comissão, deputados Fabiano Tolentino (PSD) e Liza Prado (PSB) se reuniram na segunda-feira, 5, em audiência pública de revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) em Piumhi, onde foram recolhidas 34 propostas de cidadãos e entidades representativas para o ano de 2013 em vários setores da economia. O evento contou com a presença de várias lideranças como o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) João Carlos Leite; o prefeito de Piumhi “Marcinho”, o prefeito eleito de Pimenta, Ailton Costa, o “Sapinho”; o prefeito eleito de Doresópolis, Aladir Caetano Alves, o “Deíco”, além de outros prefeitos, dezenas de vereadores, presidentes de Associações Comunitárias e Sindicatos Rurais e autoridades de diversas cidades da região.

O deputado Antônio Carlos, que tem grande vinculação com a região, lembrou que são necessários avanços quanto a comercialização de produtos para fora do Estado como é o caso do queijo artesanal. “Os produtores estão trabalhando na clandestinidade e precisamos legalizar isto, já temos um projeto de lei na Assembleia que irá melhorar a vida de quem depende deste produto legítimo da Canastra, mas a legalidade da comercialização que precisa vir com uma decisão federal vai impulsionar de vez o segmento, distribuir mais renda e gerar muito mais emprego”. Antônio Carlos defendeu também a melhoria das estradas vicinais. “Investindo em estradas rurais melhores, o desenvolvimento socioeconômico vem mais rápido, significa mais segurança no transporte para produtores e crianças e jovens que necessitam ir a escola. Temos o apoio fundamental nesta proposta do secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles”, exemplificou.

Arantes falou ainda sobre suas sugestões, algumas delas acatadas, pela Concessionária Nascente das Gerais, que gerencia a MG 050. “Conseguimos antecipar algumas terceiras vias, correção de curvas, duplicação de alguns trechos, mas é necessário mais avanços, até porque na média dos projetos da rodovia, o cronograma se encontra atrasado.”. Antônio Carlos adiantou que logo começarão as obras de pavimentação na estrada que liga Pimenta a Guapé, que dará um grande impulso socioeconômico na região, demanda gerada com grande força em 2007 na Assembleia, em debate público provocado pelo próprio parlamentar para discutir as potencialidades e problemas da região de Furnas. O político acrescentou, também, que trabalha pela autorização do da pavimentação entre Piumhi e Bambuí.

O deputado Diniz Pinheiro destacou o fato de a Assembleia abrir as portas para ouvir a opinião do cidadão. “E é por isto que estamos aqui hoje, neste que é um dos momentos de maior significação para o Parlamento mineiro: quando a Assembleia vem para conversar com as pessoas”.

Liza Prado ponderou sobre a importância dos produtores se unirem e se organizarem para aperfeiçoar a comercialização dos produtos. Já Fabiano Tolentino falou da iniciativa de a Assembleia ouvir o setor rural.

Na oportunidade, técnicos do Governo estadual fizeram uma prestação de contas de alguns programas de Minas com a apresentação de objetivos estratégicos e resultados.

Matéria Ricardo Gandra
Foto Lidiane Siles