Publicado em 20/02/2017 - politica - Da Redação
Os deputados Cássio Soares (PSD), estadual, e Renato Andrade (PP), federal, fizeram o pedido de um equipamento de Raio-X digital para a Unidade de Pronto Atendimento de Passos (UPA) ao ministro da saúde Ricardo Barros. A solicitação foi feita na quinta-feira, 16 de fevereiro, quando os deputados estiveram no Ministério e levaram o provedor da Santa Casa de Passos, Vivaldo Soares Neto, o diretor administrativo Daniel Porto e o diretor técnico José Ronaldo Alves. No encontro, foi conquistado um aparelho de cintilografia de usina nuclear para o Hospital Regional do Câncer. A audiência foi agendada por Renato Andrade.
A UPA realiza atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia com uma abrangência populacional de 350 mil habitantes. A solicitação aos deputados foi feita pelo prefeito Renatinho Ourives (PSD), que afirmou a necessidade de qualificar e modernizar o diagnóstico por imagem no município. “O aparelho que temos na UPA é analógico e diante da grande demanda de exames acaba atrasando o atendimento, fazendo com que as pessoas esperem o diagnóstico por muito tempo”, esclarece o prefeito.
Os profissionais de radiologia da UPA de Passos realizam uma média de 200 exames diariamente. Com o sistema digital, além de agilizar o atendimento, é possível mais precisão no diagnóstico e economia de recursos, já que a imagem é enviada diretamente para o computador na forma de sinais elétricos. Neste caso, não há necessidade de uso de placas e filmes ou processo de revelação. A eliminação do processo químico dos filmes torna o método não poluente e ecologicamente correto.
“A UPA é um dos locais com mais situação de descaso encontrados pelo prefeito Renatinho. Com esse novo aparelho, será possível economizar custos para investir em outras ações necessárias, além de humanizar o atendimento. O nosso povo merece respeito e atenção principalmente quando precisa dos serviços de saúde, um momento já de muita fragilidade”, ressalta o deputado Cássio Soares.
“Estamos juntos do prefeito Renatinho nessa demanda de trazer melhorias de saúde para Passos, especialmente para a UPA. O ministro sinalizou positivamente, esperamos ter o pedido atendido e iremos trabalhar por mais recursos para a Unidade”, completa o deputado federal Renato Andrade.
Comissão
Além da busca por melhorias nos equipamentos, foi criada uma comissão técnica formada por servidores da Secretaria de Saúde de Passos e por convidados externos, entre eles membros do Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público. O objetivo é buscar uma solução conjunta para qualificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e também melhorias no atendimento da população.
A administração de Renatinho Ourives encontrou inúmeros problemas na Unidade, principalmente falta de estoques de medicamentos e manutenção de equipamentos, além da suspensão de um repasse do Governo Federal pelo não cumprimento de indicadores, desde agosto do ano passado.
ascom