Deputados visitam Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda

Publicado em 18/03/2015 e atualizado em 18/03/2015 - politica - Da Redação

Deputados visitam Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda

Planos para desenvolvimento econômico de Minas foi a pauta das audiências. A Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa se reuniu, na terça-feira (17/03), com os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, e da Fazenda, José Afonso Bicalho, com o objetivo de apresentar a nova composição da comissão e discutir planos, programas e políticas estaduais, regionais e setoriais para o desenvolvimento dos diversos segmentos econômicos. Na oportunidade, a Comissão ouviu os secretários para conhecer o planejamento para as áreas.

Participaram das audiências os membros da Comissão, deputados estaduais Antônio Carlos Arantes (presidente), Felipe Attiê (vice-presidente), Roberto Andrade e Fábio Avelar. Arantes explicou que “se considerarmos que uma das atribuições da Comissão é o desenvolvimento econômico destes setores, o nosso principal objetivo aqui é a busca natural de um maior entrosamento com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda. Também é importante sabermos sobre as possibilidades de investimento e suporte para o trabalho da Comissão no desenvolvimento econômico do Estado”.

Arantes demonstrou preocupação a respeito dos diversos regimes especiais tributários obtidos no mandato do então governador Antonio Anastasia que tinham o objetivo de dar mais condições para algumas empresas da região competirem com outros estados em pé de igualdade e que estão sob análise da atual gestão. “Se esses regimes especiais forem suspensos, será um caos para a economia do Estado. Por meio do nosso trabalho, conseguimos tributação diferenciada para mais de 20 empresas da região e o desenvolvimento econômico dos municípios depende disso para continuar”, argumentou Arantes.

A mesma preocupação tem o deputado Fábio Avelar em relação ao polo calçadista de Nova Serrana, que tem 1.200 fábricas de calçados. “O segmento precisa do apoio do Estado para continuar crescendo e gerando emprego e renda”, defendeu Avelar.

Para o deputado Felipe Attiê, o Estado precisa pensar em políticas econômicas para cada região. “A gente vê um investimento grande na região central, nos municípios próximos à capital, mas não temos essa mesma atenção e presença do Estado nas demais regiões de Minas”, expôs Attiê.

Já o deputado Roberto Andrade falou sobre a crise que assola o setor hoteleiro de Minas e que será, inclusive, motivo de audiência pública na Assembleia Legislativa requerida pela Comissão. “Muitos hoteis investiram em construções para a Copa do Mundo na expectativa de uma demanda maior que não veio e agora estão enfrentando graves problemas. Vamos debater esses problemas e, junto com o poder público e as entidades de classe, buscar soluções”, apontou Andrade.

 Presidente da Comissão faz avaliação positiva de audiências

Antônio Carlos saiu satisfeito da reunião e agradeceu a receptividade dos secretários de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda, assim como a prontidão dos demais membros da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG. “Independente de sermos ou não base de governo, estamos todos aqui, unidos, em busca de garantir o pleno desenvolvimento econômico de Minas. Assim como o governo pode contar com a Comissão na Assembleia, nós queremos contar com o governo também por meio do apoio de suas secretarias e empresas como Cemig e Copasa”, finalizou Arantes.

FONTE: ASCOM / jornalista Ana Karenina