Dinis no governo por dez dias

Publicado em 21/05/2012 - politica - Assessoria de Comunicação

Cumprindo dispositivo constitucional, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), ocupou durante 10 dias o governo do Estado, substituindo o governador Antonio Anastasia e seu vice, Alberto Pinto Coelho, ambos em viagens ao exterior, em caráter particular.
Entre os dias 3 e 13 de maio de 2012, Dinis participou de solenidades, inaugurou obras, participou da implementação de programas importantes e abriu as portas do gabinete do governador a dezenas de lideranças, que representaram praticamente todo o Estado. Segundo Dinis, o período foi mais uma oportunidade de ele se dedicar ao povo mineiro, na condição de “seu empregado”, como ele sempre reafirma. O presidente da Assembleia ressaltou também que o mandato temporário era uma “conquista do Legislativo” e não resultado de mérito individual.
Durante a interinidade, Dinis Pinheiro assinou convênios importantes, como o para implementação do Programa Ciências sem Fronteira na Hidrotec, em Frutal, em parceria com o CNPq, e fez a abertura oficial do 29º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM).
De Fundação a Universidade
Em 8 de maio, o governador em exercício assinou o ato que determinou a conclusão dos estudos para integração da Fundação Helena Antipoff à Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), fato muito comemorado pela população ibiriteense. Na ocasião, a presidente da Fundação, Irene de Melo Pinheiro, agradeceu o esforço do Governo de Minas em transformar a instituição em novo campus da Uemg. “Talvez eu seja a última testemunha viva dos planos e perspectivas de Dona Helena [Antipoff] para esta obra. Em 1955, essa casa foi inaugurada para ser universidade. Só agora, nesse governo, o sonho vai ser realizado. A nossa gratidão é eterna, como eterna é a obra da educação”, afirmou.
Logo após, o governador em exercício fez o descerramento de placa de inauguração da quadra poliesportiva na Escola Estadual Antônio Siqueira, no bairro Washington Pires, também em Ibirité. A sede da Fundação Helena Antipoff também foi palco para a solenidade de assinatura de contrato do Novo Somma Urbaniza, entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Prefeitura de Ibirité, que vai financiar obras de melhoria no município, com cerca de R$ 15 milhões. Além disso, ele participou da inauguração do Centro de Educação Infantil Irmãos Santos Braz, em Sabará.
Saúde
Dinis Pinheiro participou também da inauguração de uma unidade do Centro de Referência de Saúde da Criança e do Adolescente (Crescer), em Lagoa Santa, esteve presente à implantação da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Centro e do Samu Macrorregional, que irá atender a 104 municípios, e ainda visitou o Centro de Tratamento de Dependência Química (Credeq), em Ravena.
Agenda intensa
O governador interino marcou presença também em outras agendas oficiais, internas e externas, durante os 10 dias em que esteve à frente do Executivo mineiro, além de receber nos salões do Palácio Tiradentes dezenas de prefeitos e outras lideranças municipais. Recebeu, ainda, visitas de parlamentares estaduais e federais, inclusive as bancadas do Partido dos Trabalhadores e do PMDB, que fizeram questão de cumprimentá-lo pela interinidade.
Para Dinis, a maratona na posição de chefe do Estado de Minas não passa de uma obrigação, de quem foi eleito cinco vezes para servir à população. “Sou um empregado dos mineiros”, afirma incansavelmente o deputado estadual, categórico e consciente de suas atribuições de homem público.