Publicado em 21/11/2013 - politica - Da Redação
Lei criada pelo deputado Dinis Pinheiro prevê realização de atividades que preservem o Barroco e estabelece o Ano de Comemoração do Bicentenário de Aleijadinho, em 2014
Às 20h do dia 18 de novembro, foi realizada uma solenidade em celebração ao primeiro Dia do Barroco Mineiro. No evento, institui-se a Comissão Curadora responsável pelo bicentenário de morte de Aleijadinho, em 2014. Pessoas de notório saber nos campos artístico, cultural e turístico foram selecionados para a Comissão. Também foi lançada a edição póstuma do último número da Revista Barroco, criada por Affonso Ávila, poeta e ensaísta mineiro falecido em 2012.
Diligente com o patrimônio cultural mineiro, o deputado Dinis Pinheiro entende que o barroco celebra a identidade do povo mineiro. “O barroco é expoente máximo da nossa arte e precisamos destacar algo que já é reconhecido internacionalmente”, ressalta.
Na tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o presidente do Parlamento de Minas destacou a relevância de se denotar o estilo de época em uma data especial e disse que as comemorações a serem realizadas no ano que vem cumprirão importante agenda em memória do barroco e de sua expressão maior, o artista plástico Aleijadinho.
A lei institui que, anualmente, no dia 18 de novembro, sejam realizadas em Minas Gerais atividades com o objetivo de preservar e divulgar o barroco mineiro, a obra de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e os demais expoentes desse estilo. As atividades dizem respeito a painéis e exposições, concursos e premiações, apresentações cênicas ou performáticas, excursões pedagógicas e debates.
Por: Alexandre Almeida - assessor de comunicação