Emidinho Madeira manifesta apoio a atingidos por barragens acampados na ALMG

Publicado em 18/03/2015 - politica - Da Redação

Emidinho Madeira manifesta apoio a atingidos por barragens acampados na ALMG

O deputado Emidinho Madeira (PTdoB), junto ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), os parlamentares da Comissão de Participação Popular e o deputado Rogério Correia (PT) manifestaram apoio ao Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), durante reunião com manifestantes que estavam acampados no Hall das Bandeiras na quinta-feira (12/3/15). 

O presidente Adalclever Lopes deu as boas-vindas aos integrantes do MAB e disse torcer para que o movimento tenha êxito em sua luta. “A Assembleia está sempre aberta a vocês”, falou.

Durante a reunião, coordenadores do MAB leram um documento com a pauta estadual do grupo. O material foi entregue à presidente da Comissão de Participação Popular, deputada Marília Campos (PT), e aos deputados Doutor Jean Freire (PT) e Emidinho Madeira (PTdoB), ambos membros da comissão.

Segundo um dos coordenadores do movimento, Pablo Dias, a principal reivindicação do grupo é a implementação de uma política estadual de direitos dos atingidos por barragens, mineração e grandes obras. “Queremos a criação de um órgão estadual, para implementar nossas demandas, e de um fundo com recursos disponíveis para ações a serem desenvolvidas”, ressaltou.

O deputado Emidinho Madeira falou que foi candidato a parlamentar justamente para defender o homem do campo. “Sou da roça, nunca mexi com política. Sei das dificuldades de vocês, que formam uma classe muito esquecida na sociedade. Eu vim aqui para ajudar, para fazer políticas públicas voltada para esse povo que implora por ajuda”, ressaltou.

A deputada Marília Campos falou de seu compromisso com os trabalhadores, com a justiça social e exaltou a fala do Emidinho. “Arrepiei de ouvi-lo falar, faço as dele, as minhas palavras. Estou com a luta do homem do campo. Contem com nossa comissão.”, destacou. O deputado Doutor Jean Freire disse que “a bancada de apoio ao MAB está crescendo” na Assembleia.

Os mais de 300 integrantes que estavam na ALMG reivindicam que se crie uma Política Estadual para atingidos por barragens, mineração e grandes projetos que tenha legislação, fundamente o direito das famílias, órgão público responsável e um fundo que garanta a efetivação dos direitos. 145 barragens do estado já deixaram mais de 80 mil famílias atingidas sem acesso aos direitos. 

FONTE: ASCOM