Publicado em 15/05/2018 - politica - Da Redação
Com investimentos da atual gestão em
ferramentas inovadoras, serviços ganham versões aprimoradas e garantem
integração e facilidades aos usuários
Modernizar
a gestão para melhor atender ao cidadão vem motivando o Governo de Minas
Gerais a investir em práticas e ferramentas inovadoras. Um dos
recentes exemplos é o trabalho que a Secretaria de Estado
de Planejamento e Gestão (Seplag)desenvolve em parceria com a Companhia de Tecnologia da
Informação (Prodemge) para disponibilizar, em breve, a plataforma MG
Bot, um atendente virtual (robô) que possibilita a interação entre Governo e
cidadão por meio de uma interface de bate-papo.
Também
conhecida como chatbot, a plataforma poderá ser utilizada em todos os portais
do Governo e em aplicações que têm esse estilo de bate-papo, como telegram e
facebook messenger.
Caracterizado
por uma personagem, um avatar que pode se adaptar à realidade de cada cliente,
o MG Bot interage com os usuários da maneira mais adequada a cada tipo de
serviço prestado. A interação acontece por meio de diálogo com roteiro
pré-definido de links que podem conectar e redirecionar o usuário de um texto
para outro texto ou para uma imagem, som ou vídeo.
Com
o MG Bot, os órgãos públicos ganham mais um canal de atendimento ao usuário e
ainda podem reduzir gastos com outras formas de atendimento, como o telefone. O
Bot ficará disponível ao usuário 24 horas por dia.
O MG
Bot está pronto para ser utilizado e já existem projetos de implementação de
novas funções e evoluções, como relatórios de dúvidas mais frequentes dos
usuários, integração com o facebook e inteligência artificial (A.I.).
O
gerente de Gestão de Produtos da Superintendência de Inovação da Prodemge,
Rogério Marra, explica que a companhia utilizou a Agenda de Definição do
Produto na evolução do MG Bot. “Na medida em que um Mínimo Produto Viável é
implementado e os clientes começam a utilizá-lo, uma avaliação mostra quais
serão as funcionalidades priorizadas nas novas versões”, diz.
“Estamos
configurando o MG Bot para atender, a partir de 21 de maio, as principais
dúvidas dos usuários nos portais mg.gov.br, Detran-MG e Cadastro de Fornecedores”, complementa o
superintendente central de Governança Eletrônica da Seplag, Rodrigo Diniz Lara.
O Cadastro de Fornecedores é acessado via Portal de Compras.
Outros
investimentos
Com
investimento em tecnologia, o Governo de Minas Gerais tem aprimorado os
serviços de atendimento à população, principalmente com aplicativos para
dispositivos móveis.
“A
Superintendência de Inovação da Prodemge foi criada para pensar, estimular e
medir ações inovadoras que tragam mais agilidade e qualidade aos serviços
oferecidos pelo Estado. Dentre as iniciativas, vale ressaltar o Agenda Minas,
um sistema de agendamento de serviços integrado ao MG App e que, só em 2017,
foi responsável por mais de 3 milhões de atendimentos em todo o estado”, diz
Rogério Marra.
Outra
solução é o aplicativo MG App, que reúne os principais serviços prestados por
órgãos e entidades vinculados ao Governo Estadual no smartphone, o dispositivo
mais utilizado pela população para acessar a internet.
O
portal mg.gov.br também foi reformulado e terá layout mais simples e intuitivo
em uma nova versão, adequada às necessidades da Lei Federal 13.460, de 26 de
junho de 2017, que aborda a participação, proteção e defesa dos direitos do
usuário dos serviços da administração pública.
“A
intenção é que a descrição dos serviços públicos seja mais clara para o
usuário, informando as etapas de prestação dos serviços e o tempo médio para
sua execução”, garante Diniz.
Atualmente
o portal mg.gov.br possui mais de 800 serviços dos diversos órgãos e
entidades do Governo do Estado de Minas Gerais disponibilizados aos cidadãos,
empresas e municípios.
Em
2017, a plataforma teve mais de 8 milhões de acessos. Um dos destaques são os
agendamentos online realizados para os serviços prestados nas Unidades de
Atendimento Integrado (UAIs), como a emissão de carteira de identidade e
carteira de trabalho. Só para estes foram mais de 2 milhões de agendamentos no
ano passado.
Cidadão
MG
Como
parte das iniciativas que darão aos mineiros mais oportunidades de diálogo com
o Governo do Estado, também em maio a Seplag irá lançar uma plataforma
integrada ao portal mg.gov.br, chamada de cidadão.mg.gov.br. A intenção é que o
usuário tenha uma área personalizada na qual poderá cadastrar seus dados e ter
acesso mais fácil aos serviços de seu interesse.
“É
uma versão web do MG App, com uma importante novidade: a incorporação, no
primeiro momento, do serviço de emissão de guia do IPTU da Prefeitura de Belo
Horizonte e, ao longo do tempo, serão incluídos outros serviços da PBH e de
outras prefeituras mineiras”, antecipa o diretor central de Gestão dos Canais
de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.
MG
App
O MG
App foi lançado em janeiro de 2016 com serviços do Detran-MG, Copasa e Cemig. Novas versões
incluíram agendamentos nas UAIs e na Fundação Hemominas.
Neste
ano foram incluídos agendamento de serviços da Secretaria de Estado
de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e emissão de
boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima.
O
desenvolvimento do MG App foi realizado pela Seplag em parceria com a Prodemge.
No entanto, com a lógica de um Estado em rede, outros órgãos e entidades
disponibilizam seus serviços, como Polícia Civil, Copasa, Cemig, Hemominas e as secretarias
de Saúde (SES),
Meio Ambiente (Semad) e Fazenda (SEF).
Com
aproximadamente 400 mil downloads nas plataformas Android, iOS e Windows Phone,
o aplicativo tem tido uma recepção positiva entre seus usuários. Cerca de 75%
daqueles que utilizam o MG App na plataforma Android o avaliam com cinco ou
quatro estrelas, com comentários que destacam a possibilidade de o usuário
acessar o serviço várias vezes sem a necessidade de digitar os mesmos dados.
As próximas atualizações trarão os serviços de disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Todos, o nível do estoque de sangue da Fundação Hemominas. emissão de boletim de ocorrência de perda de documentos e objetos, e serviços da Gasmig.