GAPOP-R recebe recurso para compra de ambulância

Publicado em 23/10/2015 - politica - Da Redação

GAPOP-R recebe recurso para compra de ambulância

O Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos de Passos e Região, GAPOP-R, instituição que oferece assistência a pacientes diagnosticados com câncer, recebeu no dia 20 de outubro, uma verba de R$ 65 mil, para a compra de uma ambulância.

O recurso já disponível é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Cássio Soares (PSD).

O veículo vai auxiliar o GAPOP-R a realizar o atendimento humanizado aos pacientes. “Nós atendemos muitas pessoas em nossa região. O quadro deles requer um atendimento humanizado e o veículo é importante para que nós continuemos a atender bem e de forma rápida essas pessoas”, comentou Áurea Célis Lemos, presidente do Grupo.

O deputado Cássio Soares, que destinou o recurso à instituição, disse que a ambulância vem para melhorar o atendimento do GAPOP-R e levar melhor qualidade de vida aos pacientes. “Sei da luta de pacientes de câncer e de familiares para o tratamento, que em si já é bastante penoso. Essa é uma forma de garantir mais tranquilidade e conforto para os que dele necessitam”, salienta o deputado, informando que o recurso já foi depositado na conta da entidade.

A história do GAPOP-R começou em 2001, quando três pacientes diagnosticados com câncer, cansados de terem que viajar por longas distâncias para a realização do tratamento reuniram-se, com o objetivo de dar, uns aos outros, conforto emocional e psicológico. As reuniões eram realizadas em uma sala cedida pela Santa Casa da Misericórdia de Passos. O Hospital passou a ser, inclusive, um dos principais parceiros do GAPOP, sobretudo quando aquele passou a oferecer o Serviço de Oncologia- o tratamento para o câncer que incluía a quimioterapia e radioterapia.

Foi somente em 2008 que o GAPOP-R conquistou sua própria sede que atualmente conta com sete funcionários contratados, além de mais de 100 voluntários. O GAPOP oferece acolhimento aos pacientes diagnosticados com câncer, bem como às suas famílias. São ofertadas refeições, como cafés da manhã, almoço e cafés da tarde. O GAPOP-R preocupa-se, principalmente, em oferecer conforto e apoio psicológico aos pacientes. A instituição atende a 30 cidades da região de Passos, além de pacientes do próprio município.

FONTE: ASCOM