Publicado em 05/03/2013 - politica - Da Redação
O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) anunciou na segunda-feira, 04, recursos de R$ 300 mil para a instalação de um pólo do Instituto Federal do Sul de Minas em Alfenas. O anúncio foi feito durante reunião entre o deputado, o prefeito, Maurílio Peloso, a secretária municipal de educação, Kátia Goiatá, o diretor do campus em Machado, Walner José Mendes e assessores na prefeitura de Alfenas.
Os recursos são destinados ao início da construção de um prédio para abrigar as aulas que hoje acontecem em local emprestado pela prefeitura. Com o investimento será possível ampliar as atividades e o atendimento em cursos técnicos conforme as demandas de mercado. O deputado garantiu ainda
outros recursos no orçamento de 2014 para conclusão da obra.
Alfenas é considerado um centro universitário com a Unifenas e Unifal. A antiga Efoa comemora 100 anos com cursos de odontologia, farmácia e enfermagem e com o empenho do deputado transformou-se em universidade federal expandindo os cursos para Varginha e Poços de Caldas. Em breve será instalado na Unifal o curso de medicina, que já existe na Unifenas.
O principal curso hoje no IFSul de Minas em Alfenas é o de edificações, que permite aos profissionais assinarem plantas de construção de imóveis com até 50m2. O curso é baseado no que já existia no Colégio Municipal Dr José Vargas de Souza, implantado quando Geraldo Thadeu foi prefeito de Poços de Caldas.
Para o prefeito Maurílio Peloso a reunião significou o início de uma nova parceria em que há benefícios para todos. “Ampliar o trabalho do Instituto Federal é trazer condições de profissionalização para mais pessoas. Sem estes recursos não conseguiríamos investir neste novo projeto dedicado à educação, que é a verdadeira vocação de Alfenas”.
A educação é uma das prioridades de trabalho do deputado federal Geraldo Thadeu que esteve no final de semana em Pouso Alegre, em reunião com o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Sérgio Pedini discutindo a ampliação de atendimento na região, programa para o qual o deputado tem garantido recursos por meio das emendas parlamentares desde o início das atividades do Instituto, uma iniciativa do Governo Federal que possibilita a qualificação profissional e o ingresso no mercado de trabalho. “O Instituto Federal tem hoje seis campus e no segundo semestre deve chegar a 25 mil alunos, para isto e para manter a qualidade de ensino de acordo com as demandas de mercado, precisamos muito de infraestrutura que tem acontecido por meio das emendas do deputado e a sensibilidade de entender que é a educação que permite o desenvolvimento regional e a melhoria de vida das pessoas”, disse o reitor.
ASCOM